adblock ativo

Justiça libera 44 acusados e mantém 23 presos na Operação Xeque-Mate

Publicado quinta-feira, 14 de junho de 2007 às 14:58 h | Atualizado em 14/06/2007, 14:58 | Autor: Agência Brasil
adblock ativo

A Justiça liberou até agora 44 acusados na Operação Xeque-Mate e manteve detidas, com prisão preventiva, outras 23 pessoas investigadas. A ação da Polícia Federal tinha 85 mandados de prisão, outros cinco acusados ainda estão foragidos. Os liberados estavam entre os 67 que cumpriam prisão temporária desde o início da ação. A decisão sobre a liberação ou não dos presos da Operação Xeque-Mate está nas mãos da 2ª Vara Criminal Federal de Três Lagoas (MS) e da 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.

Com a Operação Xeque-Mate, a Polícia Federal tenta desmontar diversos esquemas de tráfico de drogas, corrupção e jogos ilegais. A operação investiga o contrabando de componentes eletrônicos para a utilização em máquinas caça-níqueis e tráfico de drogas. Os detidos são acusados de praticarem crimes como corrupção, falsidade ideológica, formação de quadrilha, tráfico de influência e exploração de prestígio.

As últimas prisões preventivas foram decretadas pelo o juiz da 2ª Vara Criminal Federal de Três Lagoas (MS), Albino Coimbra Neto, na noite de ontem (13). Foram 17 prisões nesta decisão, além de dois casos que dispensavam novas determinações, pois já tinham prisão cautelar determinada - Leandro Cezar dos Santos (que não consta da lista dos que já foram presos pela Polícia Federal) e Ivanildo Santos da Silva (está preso).

Na terça-feira (12), a 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul tinha determinado a prisão preventiva de nove investigados, entre eles, dois foragidos: Gandi Jamil e Raimundo Romano. Entre os liberados ontem (13), estão Dario Morelli, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os familiares de Nilton Cezar Servo, acusado pela PF de ser o chefe do esquema.

Lista dos acusados com prisão preventiva decretada:

Adolfo Stranghetti Alves Nogueira Junior
Ana Paula Gatti Vital
Antônio Aparecido Ferreira
Aparecido Saraiva da Rocha
Carlos Antônio Mantovanni
Dirceu Garcia de Oliveira
Durval Quijadas Aro Junior
Edson Ivase
Iracemo Teodoro Alves Neto
José Lopes da Silva Junior
José Miguel Celestino
Márcio Cesar de Almeida Dutra
Rubens Baptista Filho
Wender Souza da Rocha
Wladimir Stranghetti Alves Nogueira
Nilton Cezar Servo
Ari Portugal
Hércules Mandetta Neto
Marmo Marcelino Vieira de Arruda
Sérgio Roberto Carvalho
Edmo Medida Marquette
José Eduardo Abdulahad
Ivanildo Santos da Silva
Leandro Cezar dos Santos (foragido)
Auricélio José de Souza (foragido)
Marco Alessandro Fuza Bertolo (foragido)
Gandi Jamil (foragido)
Raimundo Romano (foragido)

adblock ativo

Publicações relacionadas