PGR pede ao Supremo para Geddel voltar à cadeia | A TARDE
Atarde > Política

PGR pede ao Supremo para Geddel voltar à cadeia

Publicado quarta-feira, 01 de setembro de 2021 às 11:22 h | Atualizado em 01/09/2021, 11:26 | Autor: Da Redação
Em julho do ano passado, o STF autorizou a prisão domiciliar humanitária do ex-ministro | Foto: José Cruz | Agência Brasil
Em julho do ano passado, o STF autorizou a prisão domiciliar humanitária do ex-ministro | Foto: José Cruz | Agência Brasil -

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF)  a revogação da prisão domiciliar concedida no ano passado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, quando ele foi contaminado pela Covid-19. Se o pedido for aceito, Geddel deve voltar para a prisão.

No pedido enviado ao STF nesta terça, 31, a subprocuradora-geral Lindora Araújo afirma que, “passado mais de um ano desde a concessão da prisão domiciliar, tem-se por presumível que Geddel Quadros Vieira Lima tenha sido vacinado contra a Covid-19”, o que autoriza que volte à cadeia.

Em julho do ano passado, o STF autorizou a prisão domiciliar humanitária com monitoração eletrônica porque o ex-ministro testou positivo para a Covid-19, além de ser portador de comorbidades.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima e o seu irmão, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, foram condenados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa após a Polícia Federal encontrar, em setembro de 2017, mais de R$ 51 milhões (R$ 42.643.500,00 e U$ 2.688.000,00) em dinheiro vivo em um apartamento no bairro da Graça.

No mês passado, a Segunda Turma do STF derrubou as condenações do ex-ministro e do ex-deputado por associação criminosa, mas reafirmou a pena por lavagem de dinheiro.

Publicações relacionadas