Salvador tem a melhor gestão fiscal entre capitais do Brasil, aponta índice | A TARDE
Atarde > Política

Salvador tem a melhor gestão fiscal entre capitais do Brasil, aponta índice

Publicado sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 14:02 h | Atualizado em 22/10/2021, 19:13 | Autor: Cássio Santana
Decisões políticas asseguram responsabilidade fiscal, diz secretária da Fazenda, Giovanna Victer | Foto: Shirley Stolze | Ag. A Tarde
Decisões políticas asseguram responsabilidade fiscal, diz secretária da Fazenda, Giovanna Victer | Foto: Shirley Stolze | Ag. A Tarde -

Salvador ocupa  o posto de cidade com a melhor gestão fiscal do Brasil em 2020, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o estudo apontou que a capital baiana obteve nota máxima nos requisitos de autonomia, liquidez e gastos com pessoal. 

“Mesmo com o cenário adverso provocado pela pandemia de Covid-19, Salvador prosseguiu com a missão de trabalhar com foco no equilíbrio fiscal, realizando as obras e atividades necessárias aos cidadãos com total planejamento e responsabilidade no que diz respeito ao uso dos recursos públicos. Isso tem feito, inclusive, com que a capital baiana servisse de exemplo para outras cidades no país”, disse o prefeito Bruno Reis (DEM).

A metodologia do levantamento levou em consideração a autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos dos municípios analisados. A capital baiana apresentou melhora em todos os pontos. No requisito autonomia, Salvador registra nota máxima (1,0) desde 2013; o mesmo ocorre com gasto com pessoal desde 2016 e liquidez desde 2018. Apenas no item ‘investimentos’ Salvador não apresentou a pontuação máxima, ainda que com bom desempenho.

“A gente tem atuado desde 2013 para conseguir melhores desempenhos fiscais e tudo isso é resultado de muito planejamento. Nós temos demandas de todos os setores, entretanto os recursos são limitados e precisamos definir prioridades na gestão pública.”, disse a  secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer.

“E nossa gestão atua com planejamento estratégico, realizando ações, entregando resultados, comunicando à população, dando segurança a nossos fornecedores. Com as decisões corretas, conseguimos, fazer a nossa tarefa e ainda assim manter as contas da cidade em dia.”, destacou Victer. 

Segundo explicou a secretária, uma boa gestão fiscal está relacionada ao bem estar da população. “O fato de  Salvador ter uma boa gestão fiscal faz com que a cidade funcione. Responsabilidade fiscal  é ter responsabilidade com seus compromissos e com as pessoas que usufruem de todas as políticas que o município formula e desenvolve”, disse.

Com uma gestão fiscal eficiente, continua a secretária, é possível “pagar salários em dia, dar segurança a fornecedores, como fornecedores de alimentação escolar, de limpeza de rua, de tapa buraco, de troca de lâmpada, de saúde”.

“Apesar de  Salvador ser uma cidade com muitos desafios, com muito o que fazer, e o compromisso do prefeito Bruno Reis foi fazer tudo isso, nós, com as contas públicas ajustadas, conseguimos fazer as entregas necessárias, mais prioritárias para as pessoas”, endossou Giovanna Victer.

Em relação ao item ‘investimento’, que a capital baiana não foi tão bem, a secretária explicou que, por conta da pandemia, os investimentos do município tiveram que se voltar, principalmente, ao combate à Covid-19. 

“Em 2020, nosso investimento ficou prejudicado, porque todas as prioridades do município ficaram voltadas para o combate à Covid-19, e é natural que esse indicador fique meio comprometido.”, explicou.

“Salvador tem equilíbrio, mas ainda temos muito o que fazer. Sabemos  quais são nossas prioridades: tornar as vidas das pessoas mais prósperas, gerar mais renda”, endossou a secretária. ."Quando você tem compromisso em realizar, em entregar, você se coloca na obrigação de ter as contas em dia, de tomar as decisões corretas, de fazer planejamento financeiro.”, finalizou. 

Apesar do desempenho destacado entre as capitais, Salvador ficou  na 63º posição no ranking geral nacional. Na Bahia, o município de Camaçari  ficou com a melhor nota do índice no estado.

Publicações relacionadas