Servidores protestam diante da Alerj contra pacote anticrise de Pezão | A TARDE
Atarde > Política

Servidores protestam diante da Alerj contra pacote anticrise de Pezão

Publicado quarta-feira, 16 de novembro de 2016 às 10:11 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:48 | Autor: Roberta Pennafort | Estadão Conteúdo

Cerca de 300 servidores estaduais protestam diante da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) contra o pacote anticrise enviado pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) à casa, que começa a discuti-lo na tarde desta quarta-feira, 16. Para evitar que o Palácio Tiradentes seja novamente ocupado pelos manifestantes, como aconteceu na semana passada, o prédio foi todo cercado por grades e guardado por dezenas de PMs, munidos de escudos e capacetes.

Servidores das mais diversas áreas, incluindo saúde, educação, segurança, Ministério Público e Previdência, estão afastados cerca de 50 metros da porta principal por esta barreira.

O número de pessoas cresce rapidamente. Ao microfone, lideranças anunciam que a intenção é que esse seja o maior ato até agora contra as propostas de Pezão. "Vamos juntar 30 mil pessoas", afirmam.

O trânsito na Avenida Presidente Antônio Carlos já está bloqueado pela presença de manifestantes na pista. Veículos tentam desviar para não ficarem presos na multidão. A rua provavelmente será logo fechada, como vem sendo feito em todos os protestos. As vias onde ficam as laterais da Alerj, o Largo do Paço e a Rua São José, também estão bloqueadas por cercas e ocupadas por PMs. Nos fundos, na Rua Dom Manuel, também há concentração de mais de 50 policiais.

Diretor secretário do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio, Odonclei Boechat disse que os atos vão se suceder até o fim do ano em todos os dias em que houver discussão e/ou votação das medidas de Pezão, que visam ao reequilíbrio das contas do Estado, mergulhado num déficit de R$ 17,5 bilhões. A mais controversa é a que aumenta a contribuição previdenciária dos ativos e inativos.

Nesta quarta, deve ser debatida uma medida que agrada aos servidores: a redução do salário do governador, seu vice e secretários, em 30%. Os manifestantes bradam contra o "muro da vergonha" que os separa da entrada, e seguram faixas em que chamam a Alerj de "presídio de políticos". Os organizadores vão distribuir cestas básicas para os servidores mais necessitados - eles estão com salários atrasados, e não deverão receber o 13º salário.

"O (Jorge) Picciani (presidente da Alerj, deputado pelo PMDB) divulgou o calendário de discussões para desmobilizar os servidores. Ele pode mudar a ordem como quiser, que estaremos aqui. Uma das nossas preocupações é a perda do nosso triênio. Se não temos aumento, ele é nossa única salvação. Os sindicatos estão se reunindo e vamos nos revezar nos atos. A pressão dá resultado", afirmou Boechat.

Pezão pediu e o Ministério da Justiça enviou agentes da Força Nacional Segurança para reforçar a guarda da Alerj, mas ainda não é possível visualizá-los.

Publicações relacionadas