adblock ativo

TSE abre inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas para 2022

Publicado às | Atualizado em 11/10/2021, 13:43 | Autor: Da Redação
Etapa antecede o Teste Público de Segurança. | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE
Etapa antecede o Teste Público de Segurança. | Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE -
adblock ativo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta segunda-feira, 11, a etapa de inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas para as eleições de 2022, quando serão escolhidos deputados estaduais, federais, governadores e presidente da República.

A etapa antecede o Teste Público de Segurança (TPS) e terá duração de duas semanas, com término em 22 de outubro. Ao todo, 39 investigadores estão inscritos para o teste.

Os participantes terão um espaço preparado para o trabalho, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Pela primeira vez, investigadores que moram fora de Brasília terão passagens e diárias custeadas pelo Tribunal nesta fase do teste.

Além de visitar a área onde está exposto o código-fonte, eles poderão conferir apresentações sobre o sistema eletrônico de votação que serão realizadas por integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, no auditório da Corte.

O assessor de Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini, que integra a equipe da Justiça Eleitoral responsável pelas ações do TPS, explica que esta etapa é fundamental, pois os pré-inscritos vão conhecer os códigos-fonte das urnas e poderão preparar planos de ataque.

"[Os planos] serão avaliados e poderão ser selecionados para compor o TPS 2021. Além disso, é o momento em que várias informações relacionadas ao sistema de votação são colocadas para auxiliar o trabalho daqueles que vão participar do Teste”, destaca.

adblock ativo

Publicações relacionadas