Urnas quebradas e filas no segundo turno no Guarujá | A TARDE
Atarde > Política

Urnas quebradas e filas no segundo turno no Guarujá

Publicado domingo, 30 de outubro de 2016 às 13:16 h | Atualizado em 19/11/2021, 07:45 | Autor: Luiz Alexandre Souza Ventura, especial para o Estado | Estadão Conteúdo

O segundo turno das eleições municipais no Guarujá, no litoral sul de São Paulo, realizado neste domingo, 30, começou com problemas para quem foi votar na 310ª Zona Eleitoral, em Vicente de Carvalho. Duas urnas eletrônicas apresentaram problemas na E.M.F Benedito Claudio da Silva e precisaram ser trocadas. A fila para votação ficou longa e os cidadãos presentes esperaram por mais de uma hora para votar.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Guarujá tem 225 mil eleitores. É a única cidade da Baixada Santista com segundo turno neste ano. Haifa Madi (PPS), que recebeu 66.147 votos (43,17%) no primeiro turno, e Válter Suman (PSB), que teve 36.311 votos (23,7%), disputam a cadeira de prefeito.

Candidatos.

A empresária Haifa Madi foi deputada estadual de 2007 de 2010. É esposa do ex-prefeito Farid Madi (PPS) e substituiu o marido nestas eleições porque ele teve as contas reprovadas e a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Válter Suman é médico e servidor público municipal. Foi vereador em 2004, reeleito em 2008. Em 2012, disputou como vice-prefeito de Farid Madi (na época, no PDT). Naquele ano, Maria Antonieta de Brito (PMDB), tornou-se prefeita.

Acessibilidade

Uma eleitora de Franca, no interior de São Paulo, que está em Guarujá, teve dificuldades neste domingo, 30. Elie Cintra Maniglia, de 63 anos, usa uma cadeira de rodas, mas não havia recursos de acessibilidade na E.E. Vicente de Carvalho, local escolhido para justificar o voto. Além de ser carregada para a área externa do prédio por dois policiais militares, a eleitora precisou da ajuda de um parente, que preencheu o formulário e levou o papel ao lado de fora da escola para que ela assinasse.

Publicações relacionadas