Lei que doa terrenos de Camaçari à Ufba é sancionada | A TARDE
Atarde > Portal Municípios

Lei que doa terrenos de Camaçari à Ufba é sancionada

Espaços vão abrigar novo campus universitário em caráter definitivo no município da região metropolitana

Publicado terça-feira, 11 de janeiro de 2022 às 19:07 h | Atualizado em 11/01/2022, 19:31 | Autor: Da Redação

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, sancionou nesta terça-feira, 11, a Lei que prevê a doação de dois terrenos no bairro Jardim Limoeiro para implantação do campus definitivo da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O ato aconteceu em cerimônia simbólica realizada no auditório da Secretaria de Governo.

Com um total de mais de 147 mil metros quadrados (m²), as duas áreas estão localizadas no Loteamento Parque Nascente do Rio Capivara.

Os dois terrenos correspondem a uma área de 84.840,40 m² e outra de 62.370,66 m². Os espaços irão abrigar o ICTI, embrião do campus de Camaçari, que iniciou suas atividades em setembro de 2018. 

A doação à instituição de ensino superior é para construir, implantar e manter um campus universitário em caráter definitivo no município, com a oferta de cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI).

Após a assinatura da lei, o prefeito fez a entrega do documento ao reitor da UFBA, João Carlos Salles. O gestor municipal destacou a negociação para ampliação provisória de oferta da instituição. 

"O nosso sonho é que a UFBA tenha aqui a sua sede própria e que aqui seja de maneira definitiva um vetor universitário, que a Região Metropolitana seja forte a partir de Camaçari”, disse. 

Na ocasião ele parabenizou a Câmara Municipal pela aprovação e pediu a ajuda do deputado federal Paulo Azi para viabilizar o início da obra.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, pontuou a importância da implantação de campi da universidade no município.

"Nós temos aqui o orgulho de sermos essa célula inicial de um projeto de Universidade, que é o lugar especial de produção de conhecimento, de formação de pessoas e formação de cidadania".

A diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), campus de Camaçari, Maiana Matos, afirmou que o dia representa um marco para a cidade e para a universidade, pois vai ampliar a oferta de vagas.

"Então, sem dúvida, vai contribuir para o desenvolvimento da cidade e diminuir a desigualdade", afirmou.

Participaram da cerimônia também o vice-prefeito, José Tude, a secretária de Educação, Neurilene Martins, o pró-reitor de Ensino e Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dilson Magalhães Jr.

Publicações relacionadas