Itaberaba recebe nota dez do TCM no conceito transparência | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Centro Norte Baiano

Itaberaba recebe nota dez do TCM no conceito transparência

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 14:35 h | Atualizado em 01/12/2021, 14:51 | Autor: Rodrigo Tardio
Foi atribuído índice de transparência 10, o que evidencia avaliação desejada | Foto: Rodrigo Tardio
Foi atribuído índice de transparência 10, o que evidencia avaliação desejada | Foto: Rodrigo Tardio -

O Tribunal de Contas da Bahia concedeu nota dez ao município de Itaberaba, piemonte. A pontuação máxima obtida é referente a avaliação anual. A avaliação é feita por intermédio de relatórios de contas de governo que avalia se o município está cumprindo uma série de medidas e diretrizes disponíveis para que todos tenham acesso a informação, bem como acesso às despesas, receita, estrutura organizacional, licitações, contratos e relatório de recursos humanos.

"Historicamente, ao longo dos anos, Itaberaba figurava com a nota de cinco a seis no tribunal e demos um salto de forma inédita chegando no ano de 2021 com nota dez. O município vem fortalecendo essa política pública, fortalecendo as condições da participação popular com o envolvimento da comunidade com a gente", afirmou o prefeito do município, Ricardo Mascarenhas.

O anúncio foi feito durante visita institucional ao Grupo A TARDE na manhã desta quarta-feira, 01. O prefeito foi recebido pelo diretor de Relações Institucionais do A TARDE, Luciano Neves.

Retomada da economia

Ricardo Mascarenhas destacou ainda a retomada positiva tanto do comércio como da educação na cidade.

As aulas ainda estão semi presenciais e de forma alternada, porém o comércio a gente sempre procurou fortalecer a situação desde o início com essa questão da pandemia. Controlamos a abertura e fechamento do comércio e tivemos a cautela inicial de olhar para o comércio o qual fechamos duas vezes. Não tivemos perda de empresas, nem desemprego", relembrou.

Mascarenhas destacou que em 2021 o município alcançou 2.800 empregos.

Em 2020 tinhamos 1200 empregos, ou seja, o número dobrou inclusive durante a própria pandemia. Alguns bares, restaurantes, áreas de de eventos, shows foram afetados, porém já estão retomando com prudência e atentos ao cenário atual", reiterou.

Itaberaba tem atualmente 14 casos ativos e a intenção por enquanto, de acordo com o prefeito, é de "manter o comércio local aberto, seguindo as medidas sanitárias que são necessárias".

De acordo com Mascarenhas existem questionamentos por parte de comerciantes sobre possíveis decisões caso a ômicron, nova cepa do coronavírus, se dissemine pela Bahia.

"O meu estilo de trabalho todos já conhecem, que é manter o comércio aberto alertando que as pessoas se protejam. Diante do cenário, Itaberaba não vai realizar festa pública de réveillon ou outra qualquer comemoração com grande aglomerações. Estamos avaliando o cenário para tomar qualquer tipo de decisão, porém a cidade está sob controle com o avanço da vacinação

Chuvas

As chuvas do último fim de semana na cidade deixou 88,5% da malha municipal intansitável. Foram registrados 130 milímetros em duas horas, o que equivale a quase três meses de chuvas previstas para o município.

A prefeitura espera até a próxima sexta contabilizar os prejuízos causados. Equipes das defesas civis federal e estadual estão no município em suporte às ações da prefeitura.

"Não imaginávamos receber tanto volume de chuva agora nesse momento. Perdemos duas vidas e casas desabaram. Estamos com a defesa Civil Nacional no município, bem como a Defesa Civil Estadual nos dando todo o suporte e fazendo todo o levantamento de números de família desabrigadas para que a gente normalize isso o mais rápido possível", finalizou.

A TARDE Educação

Durante a visita, o prefeito conheceu o Projeto A TARDE Educação. O programa tem como objetivo estimular o desenvolvimento da competência leitora com enfoque na formação integral do aluno, colaborando assim com a aquisição das competências crítica e ética. 

O manuseio da produção das mídias na escola possibilita aos professores o acesso ao jornal como instrumento pedagógico potencial ao trabalho com os temas Transversais e a Interdisciplinaridade, contribuindo para a capacitação através de cursos e vídeo aulas.

Publicações relacionadas