Inscrições para projetos de mulheres da RMS voltados à música e aos games foram prorrogadas | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

Inscrições para projetos de mulheres da RMS voltados à música e aos games foram prorrogadas

Publicado quinta-feira, 09 de setembro de 2021 às 11:05 h | Atualizado em 09/09/2021, 11:40 | Autor: Da Redação
A pesquisadora Carol Barreto afirma que esta é uma oportunidade para mulheres trocarem experiências e ampliarem o repertório sobre aspectos práticos e teóricos das indústrias criativas, além de conhecimentos sobre questões de gêneros e feminismos.
A pesquisadora Carol Barreto afirma que esta é uma oportunidade para mulheres trocarem experiências e ampliarem o repertório sobre aspectos práticos e teóricos das indústrias criativas, além de conhecimentos sobre questões de gêneros e feminismos. -

As inscrições para a edição 2021 da UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe foram prorrogadas até a meia-noite deste domingo (12). Este ano, serão selecionados dois projetos em Salvador e na Região Metropolitana protagonizados por mulheres e coletivos de mulheres em duas áreas das indústrias criativas: música e games. A iniciativa visa contribuir com a profissionalização, a internacionalização e o fortalecimento de redes entre mulheres cis e trans nas indústrias criativas.

Coordenado no Brasil pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia, o tema do evento, este ano, é "UNIDAS: mulheres nas indústrias criativas". São incentivadas as candidaturas de mulheres cis e transexuais que estejam dispostas a receber bolsas para desenvolver seus projetos e participar de intercâmbio com uma rede de mulheres do Chile, país de onde sairão outros dois projetos selecionados.

Um será na área de música, incluindo o saber musical técnico, como partituras, composição e técnicas de som,  e o outro terá como foco o universo dos games, incluindo game design, programação de games, desenvolvimento de trilha e roteiros para games e tecnologia da informação. A lista com os projetos aprovados será divulgada no início de outubro. Informações sobre inscrições e documentos exigidos estão no site do Goethe-Institut Salvador-Bahia, no link www.goethe.de/convocatoria_unidas. 

Debate de gênero –  A modAtivista, professora e pesquisadora Carol Barreto afirma que esta é uma oportunidade para mulheres trocarem experiências e ampliarem o repertório sobre aspectos práticos e teóricos das indústrias criativas, além de conhecimentos sobre questões de gêneros e feminismos.

“A nova edição da UNIDAS visa dar suporte às mulheres no campo da economia criativa e aciona debates sobre o verdadeiro sentido do empoderamento: a construção de recursos, também financeiros, para a potencialização da criação como campo de produção de conhecimento. Ações práticas como essa podem contribuir para transformar a nossa realidade”, considera Carol, que foi curadora e palestrante da UNIDAS em 2020,

Intercâmbio – Esta edição da UNIDAS acontece entre outubro de 2021 a fevereiro de 2022. A previsão inicial dos organizadores é de que as contempladas façam intercâmbio no Chile, em janeiro do próximo ano. Antes, passarão por uma fase de preparação para a execução dos projetos e terão acesso a workshops ligados à internacionalização, profissionalização e formação de redes da música e games.

Realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe e pelas unidades do Goethe-Institut, em Salvador e no Chile, o projeto UNIDAS: Mulheres nas Indústrias Criativas é patrocinado pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores. Na Bahia, a iniciativa tem o apoio institucional da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), por meio da secretária da pasta, Julieta Palmeira.

Publicações relacionadas