adblock ativo

Apneia pode provocar demência em mulheres idosas

Publicado segunda-feira, 01 de julho de 2013 às 00:00 h | Atualizado em 01/07/2013, 10:21 | Autor: Yasmin Barcellos | Equipe Bem Star | Agência Estado
adblock ativo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, fizeram um novo alerta em relação a apneia, que é a interrrupção da respiração durante o sono, provocada pela redução no consumo de oxigênio. Mulheres mais velhas que sofrem da doença são mais propensas a desenvolver demência dentro de cinco anos.

A descoberta foi publicada na revista "American Medical Association" e revelou pela primeira vez o que especialistas do sono desconfiavam já há muito tempo: além de privar o cérebro e outros órgãos do oxigênio, a apneia do sono pode vir a provocar, com o decorrer do tempo, uma queda da capacidade cognitiva.

Estudos anteriores já indicavam uma associação entre a apneia do sono e a demência, mas o impacto do distúrbio em pessoas que tinham habilidades cognitivas normais no início do acompanhamento não tinha sido analisado. Agora, os resultados podem ajudar no tratamento do distúrbio e prevenir ou mesmo adiar o início da demência em adultos com idade mais avançada.

adblock ativo

Publicações relacionadas