Baiana é premiada na Áustria por contribuição na luta contra câncer | A TARDE
Atarde > Saúde

Baiana é premiada na Áustria por contribuição na luta contra câncer

Médica oncologista foi reconhecida em Conferência Mundial do Câncer de Pulmão

Publicado quarta-feira, 10 de agosto de 2022 às 18:15 h | Autor: Da Redação
Dra Clarissa é baiana
Dra Clarissa é baiana -

A médica baiana Clarissa Mathias é um dos grandes nomes mundiais na pesquisa e desenvolvimento de ações voltadas ao controle do câncer de pulmão. A cientista foi homenageada pela Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC), principal entidade global da especialidade, durante a  Conferência Mundial de Câncer de Pulmão, em Viena (Áustria).

A oncologista e pesquisadora do Instituto Oncoclínicas, foi homenageada com o Clifton F. Mountain Lectureship Award, concedido pela Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (da sigla em inglês, IASLC) pela apresentação realizada na Conferência, em que abordou o estadiamento do câncer de pulmão, que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o tipo de tumor que mais mata em todo o mundo. Estadiamento é o processo de avaliação que determina a localização e a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa.

 “É um orgulho imenso receber o Clifton F. Mountain Lectureship Award. São duas décadas desenvolvendo projetos para melhorar as perspectivas de enfrentamento do câncer no Brasil e esse prêmio representa não apenas o reconhecimento à minha atuação, mas também a valorização da nossa oncologia nacional, que merece o patamar de reconhecimento entre as melhores do mundo”, afirma Clarissa Mathias.

Prêmio

A premiação, realizada desde 2007 e considerada uma das maiores honrarias prestadas pela IASLC, tem como princípio selecionar profissionais envolvidos em atividades que impactam na conscientização pública do câncer de pulmão, suas causas, diagnóstico e tratamentos. O anúncio aconteceu durante a Conferência Mundial de Câncer de Pulmão (WCLC) 2022, realizada de 6 a 9 de agosto, em Viena, na Áustria.

A escolha, feita anualmente por um comitê multidisciplinar de conselheiros da IASLC, levou em conta as contribuições efetivas de projetos para o controle do câncer de pulmão, principalmente através da prática clínica junto aos pacientes e ações científicas que promovem avanços globais em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e pesquisa da doença.

Trajetória

A conquista do Clifton F. Mountain Lectureship Award é mais uma coroação à excelência dos mais de 30 anos dedicados por Clarissa Mathias à medicina. Com graduação (1991) e doutorado (2002) pela Universidade Federal da Bahia, Clarissa é especialista em Medicina Interna pelo Medical College of Pennsylvania (1992-1995) e em oncologia e hematologia na University of Pennsylvania (1996- 1999). Atualmente, Clarissa é parte do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas, onde atua como oncologista clínica e lidera estudos para o enfrentamento do câncer, e compõe o Comitê de Mulheres para Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).

Sobre a IASLC

A Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) é uma organização multidisciplinar global dedicada à erradicação de todas as formas de câncer de pulmão.

Publicações relacionadas