Câncer de pênis é causa de 400 mortes no Brasil por ano, aponta pesquisa | A TARDE
Atarde > Saúde

Câncer de pênis é causa de 400 mortes no Brasil por ano, aponta pesquisa

Publicado sábado, 13 de novembro de 2021 às 14:16 h | Atualizado em 13/11/2021, 14:20 | Autor: Redação
O mais indicado é cirurgia para retirada do tumor após diagnóstico I Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
O mais indicado é cirurgia para retirada do tumor após diagnóstico I Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil -

Mais associado a regiões pobres do planeta, o câncer de pênis causa 400 mortes no Brasil todos os anos, apontou o levantamento do hospital A. C. Camargo Câncer Center, que analisou dados do Ministério da Saúde disponíveis no Datasus entre 2008 e 2018.

Segundo o líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos do A. C. Camargo Câncer Center e um dos pesquisadores, Stênio de Cássio Zequi, a média anual de casos de pessoas que desenvolveram a doença no Brasil durante o período pesquisado variou entre 2,9 e 6,8 por 100 mil habitantes. Na Europa, a média não chega a 1 e nos Estados Unidos é de 0,6.

O pesquisador Stênio de Cássio Zequi disse também que há uma espera aproximada de sete a oito meses entre o aparecimento de uma lesão e a identificação da doença em serviços públicos de saúde no Brasil, o que pode prejudicar no tratamento, já que o mais indicado é uma cirurgia para a retirada do tumor, pois a doença não responde bem à quimioterapia ou à radioterapia. Em caso de o câncer ter se alastrado, a amputação é mais recomendada e essa prática cresceu 40% entre 2008 e 2018. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

Publicações relacionadas