'Dia D' contra o sarampo: mais de 40 mil postos de saúde abrem neste sábado

Publicado sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 às 21:13 h | Atualizado em 14/02/2020, 21:26 | Autor: Da Redação

O 'Dia D' de mobilização nacional vai mobilizar 42 mil postos de saúde para vacinação contra o sarampo em todo o país, neste sábado, 15. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o público-alvo da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação são crianças e jovens de 5 a 19 anos. 

A meta é vacinar 3 milhões de pessoas nesta faixa etária até o dia 13 de março. Segundo o órgão, o objetivo é reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário e conter o avanço de casos e óbitos pela doença. No sábado, 15, os horários de abertura das unidades de saúde variam de região para região. 

No Rio de Janeiro, estado onde foi notificado a primeira morte por sarampo de 2020. A vítima da doença foi uma criança menor de 1 ano de idade, não vacinada. 

“Não é possível termos um óbito sequer de uma criança ou em outra faixa etária por falta de vacinação. Por isso, convocamos todos os pais e responsáveis para garantir a vacinação. Essa é uma responsabilidade de todos”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Publicações relacionadas