Estado intensifica ações contra o câncer de mama durante o Outubro Rosa | A TARDE
Atarde > Saúde

Estado intensifica ações contra o câncer de mama durante o Outubro Rosa

Publicado terça-feira, 05 de outubro de 2021 às 20:30 h | Atualizado em 05/10/2021, 20:37 | Autor: Da Redação
Além do exame de mamografia, outras ações estão sendo realizadas em alusão ao Outubro Rosa | Foto: Divulgação | Sesab
Além do exame de mamografia, outras ações estão sendo realizadas em alusão ao Outubro Rosa | Foto: Divulgação | Sesab -

Começou neste mês de outubro e segue até novembro a ação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que vai realizar 14 mil mamografias gratuitas na capital e no interior do estado. Além do exame, outras ações estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, em alusão ao Outubro Rosa.

>>> Outubro Rosa: ações na Bahia oferecem mamografias gratuitas e orientações; confira

>>> Hospital Municipal oferece mamografias e exames transvaginais gratuitos

>>> Projeto oferta reconstrução gratuita da aréola mamária para pacientes com câncer

Para fazer a mamografia, a paciente deve ter de 40 a 69 anos, não precisa apresentar pedido médico, mas deve ter realizado o último exame há mais de um ano. Em Salvador, as mamografias podem ser feitas no Centro Estadual de Oncologia (Cican), na Vasco da Gama, e nas unidades móveis, em diferentes endereços. No interior, as Policlínicas Regionais de Saúde são os pontos de realização. Antes, é preciso agendar dia, local e horário para evitar aglomerações.

Todos os agendamentos são online, tanto para as pacientes do Cican, como nas unidades móveis em Salvador. No dia da realização da mamografia, a paciente deverá levar um comprovante de endereço, cartão do SUS, CPF e o RG que já tem a sua foto para identificação. Sendo do interior, a paciente deverá ter a sua mamografia agendada através do posto de saúde mais próximo da sua casa ou da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a Sesab, no Cican, os resultados dos exames são entregues em dois dias úteis, na própria unidade. Nas unidades móveis, um protocolo informa o dia, o horário e o local da entrega do resultado.

As unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais: Uneb, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro); Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro); Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro); Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro); 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro); Lar Harmonia, em Piatã (de 21 a 23 de outubro); sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro), UPA de São Caetano (de 3 a 13 de novembro), e Organização do Auxílio Fraterno, no Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).

Na tarde desta terça-feira, 5, o Hospital da Mulher (HM) no Largo de Roma, em Salvador, realizou uma sessão de cinema para pacientes em quimioterapia. O calendário de atividades de humanização, que acontecerão ao longo de todo o mês, inclui também palestras e doação de perucas.

Dentre as ações de saúde, a unidade vai realizar punções mamárias com biópsias e cirurgias de reconstrução das mamas, totalizando 600 procedimentos, de acordo com a Sesab.

Publicações relacionadas