Salvador tem cinco casos suspeitos de Coronavírus, diz SMS | A TARDE
Atarde > Saúde

Salvador tem cinco casos suspeitos de Coronavírus, diz SMS

Publicado quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020 às 18:20 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Da Redação
Uma das ocorrências é de uma mulher de 42 anos, que deu entrada no Pronto Atendimento do Marback, nesta quinta-feira, 27 | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE
Uma das ocorrências é de uma mulher de 42 anos, que deu entrada no Pronto Atendimento do Marback, nesta quinta-feira, 27 | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE -

Cinco casos suspeitos de Covid-19 estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). De acordo com o órgão, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) recebeu a notificação dos cinco casos. Os pacientes apresentaram sintomas respiratórios leves e estiveram recentemente em países que têm a circulação do vírus.

Uma das ocorrências suspeitas é uma mulher de 42 anos, que deu entrada no Pronto Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, na tarde desta quinta-feira, 27. Ela viajou há pouco tempo para a Itália. Segundo a SMS, o quadro clínico da paciente é estável.

“Não há motivos para pânico. Os pacientes suspeitos estão com sintomas respiratórios leves e as notificações foram realizadas por conta dos mesmos terem passagens recentes em localidades onde há a circulação do Covid-19. Portanto não há nenhuma confirmação de coronavírus ou motivo para pânico em nossa cidade. As medidas definidas no fluxograma para acolhimento de indivíduos sintomáticos foram adotadas e os pacientes seguirão em isolamento domiciliar que é o recomendado pelo Ministério da Saúde para casos leves”, explicou Adielma Nizarala, assessora técnica do Samu Metropolitano de Salvador.

Os protocolos de isolamento já foram aplicados de maneira preventiva e os pacientes estão sendo monitorados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica. Já foram coletadas amostras laboratoriais para confirmar ou afastar o diagnóstico de Covid-19, bem como, a causa dos sintomas respiratórios dos pacientes suspeitos.

Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado.

Publicações relacionadas