Secretários de Saúde pedirão verba de R$ 1 bi ao governo Federal por coronavírus

Publicado domingo, 01 de março de 2020 às 17:46 h | Atualizado em 01/03/2020, 19:14 | Autor: Da Redação

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) vai pedir ao governo Federal nesta semana o valor de R$ 1 bilhão para que os estados se prepararem para chegada do coronavírus. Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a entidade está elaborando uma carta que solicita o recurso em caráter extraordinário.

Todos os 27 secretários de Saúde dos estados assinam o documento, que deve ser protocolado em Brasília. A quantia seria um complemento para os insumos e equipamentos já prometidos pelo Governo Federal.

Em entrevista à reportagem de O Globo, o presidente do Conass e secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, explicou que o valor será destinado à contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem necessários para o funcionamento das UTIs. Máscaras, aventais e álcool em gel não estão previstos na compra.

Ainda segundo Beltrame, o recurso é uma prevenção diante da imprevisibilidade de como o vírus se comportará no Brasil e, caso a epidemia seja menor do que o cenário previsto, o dinheiro poderá ser devolvido.

Publicações relacionadas