Com Brasil, operação internacional contra site da dark web prende 288 | A TARDE
Atarde > TECNOLOGIA

Com Brasil, operação internacional contra site da dark web prende 288

Operação, batizada de 'SpecTor', contou com a participação de nove países

Publicado terça-feira, 02 de maio de 2023 às 19:05 h | Autor: Da Redação
Imagem ilustrativa da imagem Com Brasil, operação internacional contra site da dark web prende 288
-

Uma operação internacional resultou na prisão de 288 pessoas por suspeit de venda de drogas na dark web, parte da internet que opera fora dos padrões convencionais e é conhecida por abrigar atividades ilegais.

A operação, batizada de 'SpecTor', contou com a participação de nove países, incluindo o Brasil, que teve uma pessoa presa. Segundo a Europol, foram apreendidos mais de 50 milhões de euros (cerca de R$ 277 milhões na cotação atual), 850 kg de drogas (anfetaminas, ecstasy, LSD e cocaína) e 117 armas de fogo.

Também foi fechada a plataforma de venda de drogas nomeada “Monopoly Market”, que estava no ar desde 2019. Também participaram da operação polícias e justiça do Reino Unido, Suíça, Áustria, França, Estados Unidos, Alemanha, Polônia e Holanda.

“Nossa coalizão de autoridades policiais em três continentes prova que todos nos saímos melhor quando trabalhamos juntos. Esta operação envia uma forte mensagem aos criminosos na dark web: a aplicação da lei internacional tem os meios e a capacidade de identificar e responsabilizá-lo por suas atividades ilegais, mesmo na dark web”, declarou a diretora executiva da Europol, Catherine De Bolle.

"Esses pacotes de alvos, criados a partir do cruzamento e a análise dos dados e evidências coletadas, serviram de base para centenas de investigações em todo o país", disse a agência da polícia europeia sediada em Haia.

Publicações relacionadas