Covid: Bahia celebra 2 anos de vacinação

Da Redação

O atendimento seguirá nos postos das 8h às 16h, conforme informação da prefeitura de Salvador

A Bahia completa nesta quinta-feira, 19, dois anos de vacinação contra Covid-19. Iniciada em 19 de janeiro de 2021, o estado tem 11,7 milhões de vacinados com a primeira dose, que representam 92,01% dos aptos. A imunização foi iniciada com uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena, imunizados com a CoronaVac.

FOTO: Reprodução | Prefeitura de Salvador

SALVADOR Vacinação da terceira dose de imunização contra a COVID-19 no 5º centro de saúde. Vacina Pfizer. Foto: Rafael Martins/ Ag: A TARDE Data: 13/12/2021

Graças à vacinação, as mortes por Covid-19 apresentaram significativa redução. Em 2020 foram registradas 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%.

FOTO: Rafael Martins

SALVADOR O que esperar da pandemia em 2023 Na foto: Sala de vacinação Foto: Olga Leiria / AG. A TARDE Data: 27/12/2022

Secretária da Saúde da Bahia (Sesab), Roberta Santana aponta que a queda só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado.

FOTO: Olga Leiria / AG. A TARDE

Rreforço deve ser feito com o imunizante pediátrico da Pfizer

“Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas”, afirma.

FOTO: Divulgação | PMJ

Ministra da Saúde lembrou que a pandemia não acabou e reforçou a importância de se completar o esquema vacinal

Ela conta ainda que não há dúvidas sobre a eficácia da vacinação. "Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa.

FOTO: Rovena Rosa | Agência Brasil

É necessário Cartão SUS vinculado a algum município do estado e apresentar o cartão de vacina físico ou digital (ConectSUS) atualizado, além de original e cópia do documento de identificação com foto e do comprovante de residência

Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, ressalta que a queda progressiva de óbitos teve segmento mesmo diante das novas subvariantes mais transmissíveis, como a Ômicron, garantindo o índice de segundo estado com menor mortalidade do país.

FOTO: Reprodução | Bruno Concha-Prefeitura de Salvador

SALVADOR: vacinação contra meningite passará a incluir adolescentes de 13 e 14 anos Nas fotos: Ampola de vacina contra meningite a ser aplicada no público alvo e fachada do 5º Centro de Saúde, no Vale dos Barris. Fotos: Uendel Galter/ Ag A Tarde Data: 14/09/22

Veja mais no Portal A Tarde

FOTO: UENDEL GALTER