Bahia celebra 2 anos de vacinação contra Covid com redução de mortes | A TARDE
Atarde > Bahia

Bahia celebra 2 anos de vacinação contra Covid com redução de mortes

Imunização foi iniciada em 19 de janeiro de 2021

Publicado quinta-feira, 19 de janeiro de 2023 às 14:26 h | Autor: Da Redação
Imunização foi iniciada com uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena
Imunização foi iniciada com uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena -

A Bahia completa nesta quinta-feira, 19, dois anos de vacinação contra Covid-19. Iniciada em 19 de janeiro de 2021, o estado tem 11,7 milhões de vacinados com a primeira dose, que representam 92,01% dos aptos. A imunização foi iniciada com uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena, imunizados com a CoronaVac.

Graças à vacinação, as mortes por Covid-19 apresentaram significativa redução. Em 2020 foram registradas 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%.

Secretária da Saúde da Bahia (Sesab), Roberta Santana aponta que a queda só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado.

“Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas”, afirma.

Ela conta ainda que não há dúvidas sobre a eficácia da vacinação. "Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa.

Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, ressalta que a queda progressiva de óbitos teve segmento mesmo diante das novas subvariantes mais transmissíveis, como a Ômicron, garantindo o índice de segundo estado com menor mortalidade do país.

Ela considera a vacinação um divisor de águas na pandemia. "Tínhamos um cenário devastador e percebemos uma situação completamente diferente após o início da aplicação. Apesar de termos tido um número maior de casos em 2022 quando comparado a 2020, registramos uma redução de mortalidade de mais de 66%. Então, o sentido da vacinação é claro. Ela não garante que a pessoa não vá se contaminar, mas o risco de agravamento e morte será muito menor se você estiver com o esquema vacinal completo".

Vânia Rebouças, coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, frisa o esforço para garantir a vacinação em todo o estado. "A ideia era fazer com que todos os 417 municípios pudessem receber esses imunizantes em tempo recorde e essa logística foi complementada por um esquema terrestre. Foi assim que a Bahia se destacou e foi classificada como um dos estados exemplo na logística de distribuição dos imunizantes. Até o momento, nós já aplicamos mais de 35 milhões de doses e seguimos trabalhando para levar a vacina para todos os baianos".

Publicações relacionadas