Margareth Menezes: Conheça a história

Da Redação

A cantora baiana Margareth Menezes afirmou, nesta terça-feira, 13, que aceitou o convite para ser ministra da Cultura no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela é a primeira mulher anunciada para comandar um ministério no novo governo.

FOTO: Divulgação | Ricardo Stuckert

Cantora é tida como a artista que mais vezes se apresentou na Concha Acústica do TCA

Filha da costureira e doceira Dona Diva e do motorista Adelício Soares da Purificação, que faleceu em 2009, Margareth é a mais velha de cinco irmãos. Nascida na Boa Viagem, região da Península de Itapagipe, em Salvador, a cantora, que neste ano completou 35 anos de carreira, iniciou na vida artística como atriz no grupo teatral do Centro Integrado de Educação Luiz Tarquinio.

FOTO: Divulgação

Margareth se tornou uma referência na luta para o empoderamento de mulheres negras a partir do afropop brasileiro | Foto: Felipe Iruatã / Ag A Tarde

Dos 15 aos 18 anos, Margareth teve aulas com Reinaldo Nunes, ator e diretor teatral que fundou a Companhia Baiana de Comédias, pioneira na Bahia. Ela atuou nas montagens Ser ou Não Ser Gente (1980), no Teatro Vila Velha, e Máscaras (1981), de Menotti Del Picchia, ambas sob a direção de Reinaldo Nunes.

FOTO: Felipe Iruatã / Ag A Tarde

Margareth Menezes vai comandar a última edição do mercado no ano, voltando dia 8 de janeiro

Por volta de 1986, a artista deu início a carreira musical, interpolando entre a música e o teatro. Ela realizou uma pequena turnê no interior da Bahia e passou a se apresentar no Teatro Castro Alves, através do Projeto Pixinguinha.

FOTO: Alê Macedo | Divulgação

Ensaios Noites Tropicais com Margareth começam dia 6 de janeiro

Após passar alguns anos sem contrato com gravadoras e sem gravar em estúdio, em 2001 ela lançou seu próprio selo, o Estrela do Mar Records, fechando uma parceria de divulgação com a Universal Music, e lançou o álbum 'Afropopbrasileiro', seu sexto álbum, que conta com hits como 'Dandalunda', 'Pelo Mar Lhe Mando Flor' e 'Nego Doce'.

FOTO: Mila Cordeiro | Ag. A TARDE | 26.09.2016

Cantora completou 35 anos de carreira neste ano

Leia mais no Portal A Tarde

FOTO: Divulgação