Tudo o que você precisa saber sobre a varíola dos macacos

Da Redação

VARÍOLA DOS MACACOS: O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde estaduais e municipais já lançaram protocolos e tem acompanhado os casos. Por conta disso, o Portal A TARDE criou um guia com tudo que você precisa saber sobre a doença.

Como a maior parte das infecções virais, o primeiro sintoma da varíola dos macacos é febre.

Em seguida é comum apresentar desconforto corporal, fadiga, dores musculares e dor de garganta, além das já citadas inflamações nos linfonodos do pescoço.

Dias após os primeiros sintomas, a doença causa as inconfundíveis pústulas cutâneas (bolinhas na pele), que podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas mais costumeiramente no pescoço, membros inferiores e superiores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, no período em que o paciente está assintomático, ele não transmite a doença. A transmissão acontece enquanto houver lesão na pele. Só para de transmitir quando a pele está cicatrizada e recuperada das erupções.

VACINA: Ainda não existe uma vacina específica para a varíola dos macacos, mas a doença está longe de ser uma novidade, sendo documentada há décadas, principalmente por conta do seu caráter endêmico em regiões da África.

No Brasil nenhum imunizante da varíola está disponível nem na rede privada nem no Sistema Único de Saúde (SUS). A OMS defende que a vacina da varíola comum tem eficácia de 85% contra a varíola dos macacos.

As medidas de prevenção do protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) incluem reduzir o número de parceiros sexuais, evitar contato físico com as pessoas, evitar tocar nas feridas, entre outras de higiene utilizadas como prática por conta da Covid-19.