Salvador recebe Festival Varilux de Cinema Francês 2022

Sessões ocorrem no Cine Metha Glauber Rocha, Saladearte Cine Daten e Saladearte Cinema do Museu

Publicado quinta-feira, 23 de junho de 2022 às 17:28 h | Atualizado em 23/06/2022, 18:39 | Autor: Da Redação
OUVIR
Cena de ‘O Papai Noel é um Picareta’, um dos filmes da mostra
Cena de ‘O Papai Noel é um Picareta’, um dos filmes da mostra -

A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, estreou, nesta quinta-feira, 23, nas salas de cinema de todo o Brasil, com gêneros de comédia, drama, suspense e animação, filmes inéditos e recentes da filmografia francesa, além de clássicos na programação. Em Salvador, o evento está com sessões disponíveis no Cine Metha Glauber Rocha, Saladearte Cine Daten e Saladearte Cinema do Museu, em horários variados, até o dia 6 de julho.

O festival faz uma reverência aos grandes filmes, diretores e demais profissionais que marcaram a cultura francesa. Este ano, serão duas homenagens: a um clássico da cinematografia do país, “O Papai Noel é Um Picareta”, de Jean-Marie Poiré, e aos 400 anos de nascimento de Molière, um dos maiores nomes de sua dramaturgia, através do filme “As Aventuras de Molière”, de Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine. 

A delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde serão promovidas sessões seguidas de debate. Haverá ainda exibição de séries francesas, uma novidade da edição, e um encontro de profissionais sobre o formato nas duas cidades.

Em atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, em sua quinta edição, inscreve até dia 1º de junho. Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.

Veja onde conferir o Festival em Salvador no Cineinsite A TARDE

Publicações relacionadas