Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
24/03/2006 às 0:00 - há XX semanas | Autor: JORNAL A TARDE

SALVADOR

Réplica da caravela Nina navega na Baía de Todos os Santos

Da Agência Estado



Cenário de muitas batalhas no período da colonização, a Baía de Todos os Santos recebeu uma visita hoje que remeteu a região ao passado: uma réplica da caravela Nina (da frota de Cristóvão Colombo). Batizada de Santa Clara II navegou nas águas mansas da baía e lançou âncoras no terminal turístico Bahia Marina no início da tarde.



Ao contrário da fracassada Nau Capitânia, construída por uma equipe carioca para as comemorações dos 500 do Descobrimento que não conseguiu navegar, a Santa Clara II fez sua primeira viagem (de cerca de sete horas) com sucesso entre o Estaleiro Nicholson, na cidade de Valença, sul da Bahia, onde foi construída, até Salvador, onde ficará atracada até o dia 15.



De acordo com o 1º Oficial da tripulação César Sarmento, a viagem foi tranqüila e sem maiores contratempos. "Navegamos em média a 75 nós com os dois motores e a vela latina", disse, explicando que em Salvador serão instaladas mais duas velas quadradas para completar o sistema.



A embarcação de 26 metros de comprimento por sete de largura, foi construída pela equipe do engenheiro naval inglês radicado na Bahia Ralph Nicholson sob encomenda da Morgan Sanger Columbus Foundation (Fundação Columbus), com sede no Caribe, e custou R$ 2 milhões. É a segunda caravela que o engenheiro constrói para a fundação.



A primeira, feita para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento da América, foi usada nas filmagens da fita "1492" sobre a viagem de Cristóvão Colombo ao "Novo Mundo" e também era uma réplica da Nina. Sarmento, funcionário da Fundação Columbus, também navegou na primeira caravela e está no Brasil exatamente para levar a segunda ao Caribe. "Acho que a Santa Clara II é mais fácil de manobrar", disse.



A embarcação foi construída com madeira de lei e fibra de vidro, mas todo o acabamento simula o padrão das caravelas do século 16. Depois de passar um período em Salvador, a Santa Clara II seguirá para Punta Del Leste, no Uruguai. Depois, passa pelo Rio de Janeiro onde deve ser usada nas filmagens de uma obra de época para a televisão e zarpa para as Ilhas Cayman, no Caribe, passando por várias cidades litorâneas brasileiras.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

PMs são flagrados colocando corpo em viatura no bairro da Boca do Rio

Play

Vídeo revela momento que carro atropela grupo de pessoas em Cajazeiras

Play

Policial é atropelado em blitz por moto de criminosos em Sussuarana

Play

Passageiro é retirado do metrô de Salvador após briga no vagão

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA