Organização criminosa da Chapada Diamantina é alvo de operação do MP | A TARDE
Atarde > Bahia

Organização criminosa da Chapada Diamantina é alvo de operação do MP

Ação cumpre mandados em quatro cidades na Bahia e um em Sergipe

Publicado quarta-feira, 10 de maio de 2023 às 11:17 h | Atualizado em 10/05/2023, 11:49 | Autor: Da Redação
Ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em quatro cidades da Bahia
Ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em quatro cidades da Bahia -

O Ministério Público (MP-BA) deflagrou, nesta quarta-feira, 10, a “Operação Sintonia”, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades baianas de Camaçari, Feira de Santana, Andaraí e Itaeté, e em Aracaju, no estado de Sergipe.

Segundo o MP, os alvos integram uma ramificação da organização criminosa que atua no tráfico de drogas na região da Chapada Diamantina. A ação do MP, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 1ª Promotoria de Justiça de Itaberaba, apura ainda lavagem de valores e crimes correlatos.

Ainda conforme o Ministério, o objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e nos sistemas prisionais e efetivar prisões de seus integrantes e coletar provas das práticas delituosas detectadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público brasileiro. Na Bahia, a operação teve o apoio do Batalhão de Operações Especiais e das Rondas Especiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (Bope e Rondesp Metropolitana), da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Bahia (Seap).

A operação, coordenada nacionalmente pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), com Forças Policiais de todo o Brasil, ocorre simultaneamente em 13 Estados, conta com a participação de 43 promotores de Justiça ligados aos Gaecos do MP e com o apoio de mil policiais militares, civis, penais e rodoviários federais. Em todo o Brasil, foram cumpridos 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão.

O GNCOC é um grupo formado por membros do Ministério Público dos Estados e da União. Criado em 2002 pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) com o objetivo primordial de combater as organizações criminosas e se caracteriza pela cooperação entre seus membros e a articulação com diversas instituições parceiras no enfrentamento ao crime organizado.

 

  

  

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS