Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
03/04/2024 às 15:00 - há XX semanas | Autor: Alex Torres

SELO UNICEF

"Queremos muitos municípios certificados", diz coordenadora do CDJBC

Iniciativa da Unicef acontece através do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC)

Coordenadora do CDJBC, Joilda Aquino
Coordenadora do CDJBC, Joilda Aquino -

Acontece nesta quarta-feira, 3, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, o último dia do VI Ciclo de Formação do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para as equipes dos municípios baianos, em um compromisso conjunto para fortalecer as políticas públicas voltadas para a garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A iniciativa da Unicef acontece através do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), parceiro técnico da fundação e que é o responsável por implementar as ações para a certificação dos municípios dois estados de Bahias, Sergipe e Minas Gerais.

Coordenadora do CDJBC, Joilda Aquino conversou com o Portal A TARDE e falou sobre as medidas implementadas nas cidades baianas e os avanços que tem percebido na busca pela valorização da criança e do adolescente.

Desde 2021, a Unicef lançou essa provocação aos prefeitos de municípios baiano e 236 fizeram adesão. De lá para cá, foram diversas formações das áreas de saúde, educação, assistência... os conselhos tutelares estão sendo capacitados e a maior motivação é pautar a infância e a adolescência, que as políticas publicas seja aplicada e implementada, que a qualidade de vida de meninos e meninas que vivem no semiárido baiano sejam afetadas com essas ações

Joilda Aquino - Coordenadora do CDJBC

Aquino destaca ainda a importância de, ao fim do ciclo, previsto para encerrar em novembro deste ano, aconteça a certificação do maior número de municípios possíveis. "Isso garante que foi feito esse exercício de pautar a infância e adolescência. Isso celebra a mudança na qualidade de vida de meninos e meninas durante esse período [...] Existe caso de municípios, mesmo não certificados, os indicadores mudam e isso é o bom nessa história toda. Para que os meninos voltem para a escola, tenham proteção, sejam vacinados e sejam alcançados por essa política pública que é um direito"

O ciclo de formação representa uma importante etapa na jornada dos municípios que buscam o reconhecimento que atesta a melhoria dos indicadores e avanços significativos na garantia dos direitos básicos previstos.

Durante os encontros, as equipes municipais participaram da capacitação e orientação para realizar o II Fórum Comunitário e realizarão uma revisão geral das entregas, prazos e metodologia de certificação. Coordenadora do UNICEF para Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira destacou a expectativa positiva para ocorrer a certificação, que está em sua reta final.

"A nossa expectativa é sempre a melhor, a gente espera ver todos os articuladores, prefeitos, adolescentes dos núcleos mobilizadores, que a gente viu ao longo dos anos nas formações, nas capacitações, no mesmo dia da cerimônia de entrega do selo. A gente quer ver todo mundo, não quer deixar ninguém para trás. Temos trabalhado muito para isso", concluiu.

Imagem ilustrativa da imagem "Queremos muitos municípios certificados", diz coordenadora do CDJBC
| Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na Bahia, 236 municípios aderiram a atual edição do Selo UNICEF, que teve início em agosto de 2021 e segue até o fim de 2024.

Durante estes quatro anos, as gestões municipais participam de capacitações, recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros, desenvolvem um plano de ação, mobilizam a comunidade local para participar das decisões, acompanham a evolução de indicadores sociais e são monitorados. Ao final da edição, o UNICEF avalia o avanço de cada um dos municípios participantes e anuncia os certificados.

Mais informações sobre o Selo UNICEF no site.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Visite www.unicef.org.br.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Coordenadora do CDJBC, Joilda Aquino
Play

Cacique e familiares são presos em aldeia por morte de indígena

Coordenadora do CDJBC, Joilda Aquino
Play

Câmera flagra ataque brutal de pitbull em condomínio na Bahia; assista

Coordenadora do CDJBC, Joilda Aquino
Play

Homem é preso após roubar TV de lanchonete no oeste da Bahia

Coordenadora do CDJBC, Joilda Aquino
Play

NINJA! Homem entra pela janela e rouba caminhão na BR-324; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA