Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NEGLIGÊNCIA

Com pouca vacina, crianças são expostas a nova variante da covid-19

Ministério da Saúde não acelera vacinação de crianças de seis meses a menores de três anos

Daniel Genonadio

Por Daniel Genonadio

16/11/2022 - 8:20 h | Atualizada em 16/11/2022 - 11:46
A vacina para essa faixa etária foi autorizada pela (Anvisa) desde o dia 16 de setembro
A vacina para essa faixa etária foi autorizada pela (Anvisa) desde o dia 16 de setembro -

Novas subvariantes da ômicron tem causado auimento de casos de covid-19 em todo o Brasil, o que leva as pessoas a retomarem o uso de máscaras e procurarem dosos de reforço da vacina contra a doença. No entanto, as crianças de seis meses a menores de três anos ainda não contam com vacinação em massa por negligência do Ministério da Saúde.

A Bahia recebeu, na última quinta-feira, a primeira remessa, com 70 mil doses, de vacinas da Pfizer BioNTech, para crianças de seis meses a menores de três anos que devem ser destinadas, prioritariamente, para crianças com comorbidades, mas não exclusivamente para esse grupo. Vale lembrar que a vacina para essa faixa etária foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o dia 16 de setembro.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na avaliação do Conselho Estadual de Saúde considera esse quantitativo insuficiente, se baseando no fato de que a Bahia tem cerca de 488.970 crianças nessa faixa etária. Além disso, as vacinas são destinadas para atendimento também das duas outras doses que completam o esquema vacinal: duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

"O pior de tudo é que temos cobrado muito. São 70 mil doses que temos que dividir por três e isso já é um recado que não há uma previsão do envio de novas doses. Isso é desestímulo à vacinação das crianças principalmente nesse cenário de uma nova onda. Nesse momento, ao invés de estamos a todo vapor na vacinação das crianças, não estamos entrando com um quantitativo maior. O Ministério da Saúde sempre dá várias desculpas, em uma demonstração do que tem sido esse governo que ainda está aí e não tem compromisso com a vida das pessoas", disse o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Marcos Sampaio, em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM.

O presidente ainda reforça que essa incerteza da chegada de novas doses é o que desestimula o interesse na vacinação e faz um apelo sobre a necessidade de mais doses. "A vacina para crianças não é uma escolha. Está lá no Estatuto da Criança e do Adolescente que a criança tenha acesso a isso. Agora sem o imunizante disponível os pais são desestimulados. O negoacionismo também é muito grande e muita gente acredita em mentiras, que a criança vai passar mal e morrer. A vacina salva vida das pessoas".

Um grupo de cientistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) identificam o surgimento de uma nova variante da ômicron no Amazonas. Chamada de BE.9, a mutação é uma sublinhagem da cepa BA.5, já conhecida. Especialistas afirmam que novos casos começam a surgir Brasil afora, o que reforça o discurso, no qual diz, que a pandemia não acabou.

"O que tem que ficar claro para a população é que o vírus vai continuar circulando e como a gripe teremos casos sempre. As pessoas estão assustadas porque tinha baixado muito. Se na Bahia estavam tendo 50 casos por dia e passam para 500, as pessoas se assustam. Mas isso é esperado. A população está vivendo normalmente, se aglomerando.O vírus vai continuar sofrendo mutações e o que eu defendo agora é que possamos ter uma vacina nova, com esse vírus ômicron e suas variantes", apontou o virologista, Gúbio Soares, ao Isso é Bahia".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A vacina para essa faixa etária foi autorizada pela (Anvisa) desde o dia 16 de setembro
Play

Chá de Ladrilho? Boato leva fiéis a danificar estátua de santo

A vacina para essa faixa etária foi autorizada pela (Anvisa) desde o dia 16 de setembro
Play

VÍDEO: motorista entra em rio para apagar fogo em carga de madeira

A vacina para essa faixa etária foi autorizada pela (Anvisa) desde o dia 16 de setembro
Play

Líder do PCC é preso com laboratório de drogas em Lauro de Freitas

A vacina para essa faixa etária foi autorizada pela (Anvisa) desde o dia 16 de setembro
Play

Vídeo com detentos aguardando Bolsonaro na prisão viraliza; assista

x