Mortes após ciclone no Rio Grande do Sul sobem para 13 | A TARDE
Atarde > Brasil

Mortes após ciclone no Rio Grande do Sul sobem para 13

Ciclone extratropical que assolou a região Sul na madrugada da última sexta-feira, 16

Publicado domingo, 18 de junho de 2023 às 14:48 h | Autor: Da Redação
Equipes de resgate, coordenadas pelo governo do RS, conseguiram encontrar com vida cinco pessoas
Equipes de resgate, coordenadas pelo governo do RS, conseguiram encontrar com vida cinco pessoas -

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou na tarde deste domingo, 18, que o número de mortes causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o estado aumentou para 13.

O ciclone extratropical que assolou a região Sul na madrugada da última sexta-feira, 16, resultou em um trágico registro de mortes em várias localidades. As cidades afetadas incluem Maquiné, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Gravataí, Caraá, Bom Princípio e São Sebastião do Caí. A Defesa Civil do estado confirmou um total de 13 óbitos até o momento.

Quatro pessoas permanecem desaparecidas, todas residentes em Caraá. O impacto das fortes tempestades, deslizamentos de terra e inundações abrangeu 41 municípios gaúchos.

As equipes de resgate, coordenadas pelo governo do Rio Grande do Sul, conseguiram encontrar com vida cinco pessoas anteriormente desaparecidas. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil permanecem empenhados na busca por sobreviventes.

De acordo com autoridades locais, o estado do Rio Grande do Sul contabiliza atualmente 3.713 pessoas desabrigadas e outras 697 desalojadas como consequência do fenômeno climático. Rajadas de vento na região chegaram a atingir velocidades de até 100 km/h.

Na área de concessão da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE), cerca de 59 mil pontos encontram-se atualmente sem energia elétrica. Os municípios mais impactados por essa situação incluem Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Balneário Pinhal e Tramandaí.

Nesta segunda-feira, 19, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), convocará uma reunião com secretários de Estado e representantes das prefeituras para discutir as medidas de auxílio às vítimas afetadas pela situação.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS