Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ANOTA BAHIA
COLUNA

Anota Bahia

Por anotabahia.com

Acompanhe notícias sobre vagas de emprego, oportunidades e dicas de especialistas. Saiba como fazer seu currículo, leia entrevistas e notícias sobre o mercado de trabalho. Assista a vídeos, ouça podcats e mais
ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 19 de April de 2020 às 6:00 h | Autor:

Especial Business da Let’s Go apresenta as personalidades mais influentes da Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Francisco Catelino, Rosane Manica e Paulo Cavalcanti | Foto: Reprodução
Francisco Catelino, Rosane Manica e Paulo Cavalcanti | Foto: Reprodução -

A revista Let’s Go Bahia acaba de lançar a edição Especial Business, que reúne empresários de diversos segmentos do estado, além de autoridades, representantes de associações e grupos empresariais de relevância e diversos veículos da imprensa baiana – como o Grupo A TARDE. O projeto tem como objetivo homenagear as personalidades mais influentes do estado da Bahia nos dois últimos anos, e dentre os destaques estão: Paulo Cavalcanti (Associação Comercial da Bahia), Francisco Catelino (Ayres Catelino Advogados), Rosane Manica (Nutricash), dentre outros. “A publicação busca reunir pessoas que fazem diferença.

Uma boa rede de relacionamentos composta por diferentes perfis e com interesses e experiências diversas é capaz de gerar gigantescas oportunidades de negócios”, disse Verônica Villas Boas, publisher da revista.

Aquele abraço

Para o ator baiano Wagner Moura, que atualmente vive em Los Angeles, com sua família, e é protagonista e produtor de Sergio, filme exibido pela Netflix, que narra a trajetória do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, alto-comissário da Organização das Nações Unidas, morto aos 55 anos, em Bagdá, vítima de um ataque terrorista em 2003, depois reivindicado pela Al-Qaeda.

Entrevista: Clarissa Lago

Psicanalista fala sobre efeitos do isolamento social

A psicanalista Clarissa Lago, professora e autora do livro Paranoias, é uma referência no ensino e na prática na Bahia e conversou com o Anota Bahia sobre os desafios instaurados pelo isolamento social, consequência da pandemia do novo coronavírus: “Para a grande maioria, o maior desafio é o isolamento em si: o convívio consigo mesmo e a verdadeira noção do que é ser um sujeito barrado. A pandemia fez o sujeito – muitos que viviam intensamente sem nenhum limite – pensar não só na questão da morte mas também em suas próprias limitações”. Clarissa, todavia, ressaltou que estratégias podem ressignificar a rotina do isolamento: “Uma questão que tem emergido é esse império do narcisismo. Mas com as lives as pessoas apontam que estão vivas, certo? É a busca de sublimações – não vivemos sem. Mas é bom lembrar de outras possibilidades – mais cool, até: ler livros, escrever, preencher um diário, brincar com os filhos. É uma fase com alto potencial de ressignificação”. Para a psicanalista, que tem em seu currículo a atuação como professora na Ufba e na Faculdade de Direito da Bahiana, um dos eixos fundamentais desta nova fase é a parcimônia para lidar com as informações: “Por uma questão de saúde mental, se informe apenas naquilo que pode ser útil a você. Jornais locais são necessários para nos situarmos no tempo e no espaço, mas não tente saber de tudo – não somos tão grandes assim. A sociedade em rede muitas vezes propõe ao ser humano uma grandiosidade que a ele não pertence. Somos pequenos, temos que aceitar que somos seres faltantes mesmo, não damos e nem podemos dar conta de tudo”. Clarissa também reforçou a necessidade e importância de um projeto público que leve em conta todas as dimensões da saúde: “Precisamos de políticas públicas que valorizem a saúde mental; para além de ter serviços gratuitos que nesse serviço tenha profissionais qualificados, sérios e bem remunerados. E não só agora, durante a pandemia, mas sempre. É imperativo que o acesso à população a esses serviços e a esses profissionais sejam mais fáceis”. Praticante do atendimento online desde 2012, Clarissa Lago também teceu comentários sobre o novo cenário que impõe rearranjos em sua profissão: “Nos dias atuais, nessa fase de pandemia, todos os meus atendimentos presenciais migraram ao online por forças das circunstâncias; mas é importante ressaltar que todos já eram meus analisantes antes da pandemia, já estavam em processo de análise antes dessa ‘nova’ realidade que estamos vivendo. Mas desconfio desses atendimentos online especificamente para essa época da pandemia. Acho delicado um analista tomar como um analisante alguém que nunca viu na vida e o primeiro contato ser apenas virtual. Penso que talvez funcione como um CVV (Centro de Valorização da Vida), mas não sei se tem como objetivo ser mais que isso”, finaliza.

Tenho dito...

“Não seja um escravo dos seus sonhos do passado. Apenas siga em frente e veja quais sonhos chegam até você”

Yoko Ono, cantora, compositora e cineasta

Estado de nervos

O mundo antigo e a velha política

Em oposição a decisão irracional e descabida da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o governador Rui Costa garantiu que o Hotel Malibu, em Vilas, vai, sim, seguir abrigando profissionais de saúde e policiais militares que testaram positivo para o coronavírus. A tentativa da gestora foi na contramão da união crescente que líderes da Bahia têm protagonizado para combater, por todos os meios disponíveis, a pandemia da Covid-19. Moema se alinhou ao obscuro prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, que se recusou a receber 20 leitos de UTI no Hospital Geral do município. Ela lamentavelmente humilhou os profissionais de saúde que defendem nossa integridade física e sanitária. Moema representa um mundo antigo e mostra não compreender a nova forma de fazer política.

Pestana fecha hotel no Convento do Carmo e confirma requalificação no Rio Vermelho

Em nota oficial, o Pestana Hotel Group anunciou esta semana que decidiu encerrar as operações do Pestana Convento do Carmo, em Salvador. A decisão, que põe termo à história de 15 anos do espaço, ocorre em decorrência da crise provocada pelo coronavírus. No entanto, o grupo reafirmou interesse na requalificação para reabertura da unidade localizada no Rio Vermelho. Uma solicitação de alvará para a requalificação da unidade está em andamento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo. Em comunicado, o grupo ressaltou a importância da parceria com a Ordem dos Carmelitas para o sucesso da empreitada que começou em 2005.

Grandes nomes da moda discutem o setor em tempos de Covid-19

O curso de moda da Faculdade Santa Marcelina está promovendo lives em seu Instagram com grandes representantes da moda brasileira. A iniciativa visa colocar em pauta os desafios do setor para curto, médio e longo prazos e impactos que serão causados pela pandemia. O primeiro encontro teve a participação do estilista Alexandre Herchcovitch, que é ex-aluno da instituição. As transmissões acontecem até maio, sempre aos finais de semana, sob a mediação do professor Márcio Banfi, a partir das 19h, e serão divulgadas no perfil @fasmoficial. O encontro de hoje (19) terá a participação de Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week. No próximo, dia 26, será a vez de Erika Palomino, consultora e um dos principais nomes do circuito da moda brasileira.

Marcas protagonizam campanha de combate à violência de gênero

A The Body Shop Brasil, marca inglesa de cosméticos franqueada em Salvador pelos empresários Louise e Roger Gomes, uniu forças com a Avon e a Natura na campanha #IsoladasSimSozinhasNão, voltada à prevenção e combate da violência de gênero durante o isolamento social em decorrência do coronavírus. O projeto visa apoiar mulheres em situação de violência, seu entorno, seus vizinhos, seus familiares e amigos, além de oferecer ferramentas sobre como acompanhá-las nesse momento de isolamento social. “Em tempos de uma pandemia global como a que estamos vivendo, é preciso estar atento a todos os aspectos que afetam a sociedade, e que tendem a tomar uma proporção ainda maior neste período. Com a violência doméstica, infelizmente, não foi diferente. E a The Body Shop é uma marca que se mantém atenta a todas as questões que envolvem a violência e desigualdade de gênero e, por ser feminista desde a sua criação, não poderia deixar de apoiar mulheres vítimas de agressões que, com o isolamento social e o convívio doméstico intenso, se exasperam”, nos disse Roger.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco