Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > A TARDE MEMÓRIA
COLUNA

A Tarde Memória

Por Cleidiana Ramos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 07 de September de 2022 às 14:17 h | Autor:

Consolidação da Independência foi um processo longo e complexo

O historiador e professor Robenilton Carneiro analisa fatos que levaram à emancipação brasileira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Em entrevista professor analisa contexto em que ocorreu a  Independência.
Em entrevista professor analisa contexto em que ocorreu a Independência. -

Cleidiana Ramos

A América espanhola resultou em uma série de países independentes, como Argentina e Uruguai. Já o Brasil fez a sua emancipação política consolidando um imenso território marcado, até hoje, pela diversidade cultural. Como foi possível esse processo? A primeira reflexão é que a Independência e o que vem depois tem uma série de fatos encadeados. Por isso responder a perguntas como essa é um desafio para professores de História especialmente no ensino básico e fundamental. Esses são os temas dessa conversa com o professor Robenilton Pinto Carneiro, especialista em História Contemporânea e mestrando em Ensino de História.

Confira mais um vídeo, na plataforma Youtube, da série Cenários do Brasil-Nação, uma extensão do projeto multimídia A TARDE Memória para as redes digitais do Grupo A TARDE.

Veja outros conteúdos relacionados nos perfis do Grupo A TARDE, como o hospedado no Instagram.

Devido ao Bicentenário da Independência, o projeto A TARDE Memória traz uma série intitulada Cenários do Brasil-Nação. Em uma sequência de vídeos disponibilizados até a próxima quinta-feira, 8 de setembro, professores das áreas de história, literatura e comunicação social contam como estava o Brasil em áreas como ciência, literatura, política e comunicação da gestão pública no contexto da Proclamação da Independência.

A TARDE Memória é um projeto multimídia com inserções em canais do Grupo A TARDE como A TARDE FM (às sextas-feiras), Jornal A TARDE (aos sábados) e Portal A TARDE. O conteúdo das edições do projeto é baseado no material que forma o acervo do Cedoc A TARDE

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco