Ritos para os Caboclos são temas de especiais sobre o Dois de Julho | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

Ritos para os Caboclos são temas de especiais sobre o Dois de Julho

REC e coluna A TARDE Memória terão conteúdos relacionados aos protagonistas da festa que completa 200 anos

Publicado sexta-feira, 02 de junho de 2023 às 09:22 h | Atualizado em 02/06/2023, 09:25 | Autor: Cleidiana Ramos
Tata Chuchuca, xicarangoma do Terreiro Tumba Junsara é o convidado da seção Senta que temos His´tória com destaque para as celebrações ao Caboclo
Tata Chuchuca, xicarangoma do Terreiro Tumba Junsara é o convidado da seção Senta que temos His´tória com destaque para as celebrações ao Caboclo -

Cleidiana Ramos

O REC e A TARDE Memória iniciaram os seus conteúdos especiais relacionados à celebração do Bicentenário da Independência da Bahia. Os temas centrais irão destacar as manifestações culturais em torno dos protagonistas da festa: Os Caboclos. A edição do REC, que já está no ar,  tem como convidado o tata Chuchuca Mwoxikingoma, dijina (nome sagrado) de Esmeraldo Emetério de Santana Filho que é xicarangoma do  Terreiro Tumba Junsara, localizado em Salvador, e considerado patrimônio do Brasil pelo Ipahn.

Xicarangoma é o título destinado a sacerdotes músicos no candomblé de tradição angola, os primeiros a inserir o culto aos Caboclos, considerados encantados de terras brasileiras, em seus ritos. A partir de coleções do acervo do Cedoc A TARDE, como o especial Dia de Caboclos, publicado em 2 de julho de 2006, e fotografias as seções Senta que Temos História e Mídia & Memória destacam aspectos da reverência aos Caboclos nas religiões de matrizes africanas. O programa tem ainda a chamada para a coluna A TARDE Memória, que será publicada amanhã, no jornal A TARDE com outras informações sobre o mesmo tema. O REC e a coluna são projetos baseados no acervo do Cedoc A TARDE.

Confira os vídeos da edição especial do REC em comemoração ao Bicentenário da Independência da Bahia:

Senta que Temos História- Confira aspectos da reverência aos Caboclos nas religiões afro-brasileiras por meio de uma entrevista com Tata Chuchuca do Terreiro Tumba Junsara.

 

REC A TARDE
 

Mídia & Memória- Fotografias das coleções do Cedoc A TARDE mostram as várias formas que os Caboclos têm sido celebrados em Salvador.

 

REC A TARDE
 

A TARDE Memoria- Veja a chamada para a coluna publicada aos sábados no jornal A TARDE.

    

REC A TARDE
  

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS