Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 22 de September de 2020 às 6:02 h | Autor:

Agronegócio pela web destaca Luís Eduardo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Desde abril, foram mais de 60 edições em 29 municípios de oito estados | Foto: Tássio Lustoza | Valexport | Divulgação
Desde abril, foram mais de 60 edições em 29 municípios de oito estados | Foto: Tássio Lustoza | Valexport | Divulgação -

A próxima edição do programa Agro pelo Brasil, transmitida por internet, vai destacar histórias de sucesso dos produtores do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, como reconhecimento pelo desempenho no resultado da economia do país, apesar da pandemia.

A iniciativa segue as medidas de prevenção dos órgãos de saúde devido ao distanciamento físico, revertido em aproximação virtual com produtores de todas as regiões. Desde abril, foram mais de 60 edições em 29 municípios de oito estados.

A realização do programa é uma das explicações para os ganhos econômicos após o investimento em tecnologia e melhorias no gerenciamento da propriedade, conforme orientado por especialistas convidados.

Segundo os organizadores, o programa foi criado após a instalação de uma estrutura de atendimento virtual emergencial, incorporada às ações desenvolvidas pelas entidades representativas dos produtores.

Presença da Bahia – A Bahia esteve presente na edição mais recente, encerrada sábado, com a participação de Juazeiro, na região do Vale do São Francisco, um dos principais produtores de manga e uva do país.

Para comemorar este bom desempenho juazeirense, um chefe de cozinha ensinou, na seção Do Rural à Mesa, integrante do programa Agro pelo Brasil, o preparo de paleta de cordeiro com geleia de uva e salada de manga.

Também faz parte da programação a Feira Segura, projeto pioneiro no país com o objetivo de escoar a produção de alimentos no mercado interno para garantir renda aos produtores e ajudar no abastecimento da população e na regulação de preços.

“Com certeza alguém

mentiu, né? E não fui

eu (...) Nunca fui à

polícia fazer denúncia

contra o Flávio

Bolsonaro. Sou credor

da família Bolsonaro.

Eu só fiz ajudá-los. O

jornalista perguntou...”

Paulo Marinho, empresário, ex-aliado à família Bolsonaro, ao chegar à PF para a acareação que faria com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) sobre o vazamento da Operação Furna da Onça

Ataque virtual à Ufba

O professor da Ufba Jair Batista da Silva e os alunos da disciplina sociologia II sofreram invasão da sala onde era ministrada aula sobre a constituição do socialismo científico.

O ambiente virtual foi invadido por dois sujeitos, cujo acesso não autorizado à sala de aula foi seguido de apresentação de vídeos com expressões chulas e discursos do atual presidente da República, de quem os invasores revelaram-se adeptos.

– Lamentável isso tudo, o neofascismo avança entre nós, com sua intolerância e violência, mas nós também não devemos nos intimidar e devemos reagir – recomendou o professor, ao repercutir a agressão e receber o apoio da comunidade acadêmica, por meio das redes sociais.

Let’s Go Bahia, nova edição

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a revista Let’s Go Bahia lança edição que reúne a história dos desafios que o planeta está vivendo. A capa homenageia os profissionais da saúde e mostra a lição de altruísmo dada diariamente no enfrentamento da doença. A publicação traz ainda matérias sobre os serviços essenciais para que a população possa cumprir o isolamento social. A seção Aspas será inaugurada por Luiza Trajano (Magazine Luiza) e o publicitário baiano Sergio Valente assina a Crônica.

– Estaremos nos livros de história do futuro como a população que viveu esta pandemia. Ela mudou as nossas vidas e o mundo – avalia a publisher da revista, Verônica Villas Bôas.

POUCAS & BOAS

A 13ª edição Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana de 2020 (Flifs) será aberta hoje, às 16h, com programação até o dia 26 de setembro. Este ano todos os eventos terão transmissão pelo canal do YouTube da Flifs para evitar aglomerações não recomendadas para o período de pandemia.

Ainda repercute em Barreiras o destaque alcançado pela cantora Tatty Lacerda, que ganhou o prêmio de melhor intérprete no 27º Festival Antense de Canção, em Sapucaia (RJ), no final de semana. Ela representou a cidade do oeste baiano com a música Páginas desviradas, do poeta e compositor Clerbet Nascimento. A canção foi classificada em segundo lugar no certame realizado virtualmente e ficou em primeiro lugar em votação dos internautas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco