Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 17 de October de 2023 às 2:30 h | Autor:

Ceasinha sedia festa da boa mesa

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Mercado do Rio Vermelho será a sede do ‘Mesa ao Vivo Bahia'
Mercado do Rio Vermelho será a sede do ‘Mesa ao Vivo Bahia' -

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) anunciou a realização do encontro ‘Mesa ao Vivo Bahia’, pela primeira vez programado para o Mercado do Rio Vermelho, aproveitando o feriado do dia 15 de novembro.

Entre os chefes admirados pela capacidade de pilotar os fogões, já assinaram contrato Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do grupo Origem e Katrin Vetter e Dante Bassi, do restaurante Manga.

– Nossa intenção é movimentar a gastronomia, a economia e o turismo no local. Com este evento, teremos a oportunidade de promover o Mercado do Rio Vermelho e as pessoas poderão conhecer de perto tudo o que o local oferece – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

Segundo o gestor público, os visitantes também terão a oportunidade de participar de várias atividades promovidas pelo Mesa ao Vivo Bahia.

Conhecido por Ceasinha, o mercado tem se notabilizado por tornar-se ponto de encontro, não apenas dos mortais comuns, mas de Florisvaldo Matos e Ruy Espinheira Filho, além de poetas e intelectuais, apreciadores da boa mesa.

O Ceasinha tem alcançado a dimensão de equipamento de atração turística, centro gastronômico, de acordo com avaliação dos gestores, a começar pelo Secretário de Turismo Maurício Bacelar.

– O turismo é uma atividade transversal, por isso, a Setur tem atuado em parceria com outras secretarias na promoção de eventos que movimentam a economia do estado. A gastronomia é um dos segmentos turísticos mais importantes da Bahia, que ganhará mais visibilidade com o Mesa ao Vivo, na histórica e emblemática Ceasinha – acredita Maurício Bacelar.

Literatura e inclusão

Literatura como meio de inclusão para pessoas com deficiência, idosas e idosos é a boa nova da Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, em estreia programada para 8 a 11 de novembro. O anúncio do encontro inédito foi confirmado ontem pelos organizadores da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, tendo como principal parceiro o Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas da cidade. Gratuito e aberto ao público, o programa oferece apresentações literárias e teatrais, lançamento de livros, rodas de conversas, minicursos, recitais, entre outras manifestações culturais.

POUCAS & BOAS

‘Lucrando na Black Friday: estratégias de sucesso para impulsionar suas vendas’ é o tema do ciclo de palestras que será encerrado hoje em Luís Eduardo Magalhães. Organizado pelo Sebrae, o circuito teve início dia 2 de outubro e passou por diversas regiões da Bahia, sempre com a especialista com mais de 20 anos de experiência no varejo, Uliana Ferreira. Ela é autora do livro best seller ‘A Dona do Negócio’ e fundadora da comunidade com o mesmo nome, uma plataforma de educação empreendedora social para mulheres no Brasil. Com participação gratuita para a comunidade, o evento de hoje movimenta o auditório do Hotel Saint Louis, a partir das 19h.

A IX Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2023) começa hoje com o tema: ‘Ciências no plural: a universidade é, em sua essência, diversa’. A abertura oficial será às 15h no auditório da Biblioteca Central do Campus Cruz das Almas, com apresentações artísticas e a conferência ‘Ciências no Plural’ com Nelson Araújo Filho. Organizada pela UFRB, a programação é variada e prossegue até o dia 20 de outubro com eventos paralelos como a Feira da Agricultura Familiar e a competição de robótica Recôncavo Robot Challenge.

Em Feira de Santana será aberto hoje o ‘I Congresso de Promoção e Igualdade Racial da Princesa do Sertão: direito, raça e existência’ no Centro da Cultura Amelio Amorim, às 17h. Com entrada gratuita e vagas limitadas, a programação será encerrada amanhã, com organização da Comissão de Igualdade Racial da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Assuntos relacionados

Tempo Presente

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco