Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 16 de August de 2022 às 0:00 h | Autor:

Jorge Amado está presente no metrô

Estação de metrô lança nesta terça-feira, 16, a exposição Jorge Amado 110

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Ninguém como o amado Jorge, criador de um sem-número de personagens a partir de perfis de figuras populares da Bahia, poderia ser o melhor defensor da cultura e do conhecimento, ora sob ataque, por conta de difamações caluniosas na internet.

Alinhada à cidadania saudável, com o objetivo de produzir uma revalorização da obra amadiana, o sistema metroviário lança nesta terça-feira, 16, a exposição Jorge Amado 110.

Este é o mês de nascimento (dia 10) e morte (dia 6) do escritor das gabrielas, das terezas batistas, dos jubiabás e dos capitães de areia, uma coleção preservada cuidadosamente com os esforços de intelectuais baianos como o professor Gildeci Leite.

– Acreditamos que celebrar os seus 110 anos comemorando os personagens é uma homenagem muito justa, aliada à perspectiva de que as gerações mais novas terão a oportunidade para despertar sobre a grandeza e a humanidade da sua criação – afirma a diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga.

São 15 personagens indicados pela equipe de trabalho da Fundação, para reviverem na estação de metrô Campo da Pólvora, a mais movimentada entre os ramais já em funcionamento, com perspectiva de expansão para as Cajazeiras, depois de revolucionar a história da mobilidade em Salvador.

Romances – Dos 37 romances publicados, traduzidos para 49 idiomas em 57 países, cidadãos de várias nacionalidades aprenderam a amar as histórias de Gabriela, Cravo e Canela; Quincas Berro D’Água; Tereza Batista; Dona Flor e Seus Dois Maridos; entre outros.

– Jorge é patrimônio da Bahia e temos muito orgulho de fazer parte desta linda homenagem aos seus 110 anos –, revela Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

“Nem quero crer que após 1º de janeiro, se o presidente não lograr êxito na reeleição, ele permaneça no Palácio do Planalto ou da Alvorada, porque isso seria uma afronta à democracia”, Augusto Aras,procurador-geral da República, em vídeo, sobre eventual contestação da eleição presidencial.

Islam em debate no Ceao

Embora nem todos os temas mais atuais debatidos no Ocidente possam agradar aos seguidores de Allah, é possível puxar algum debate capaz de incluir estas polêmicas, na conferência intitulada “Islam: origem, crença e prática”, programada para esta próxima sexta-feira, em Salvador. O convidado é o presidente da Associação Mundial da Juventude Islâmica da América Latina (Wamy), sheikh Ali Mohamed Abdouni, com início do encontro programado para 18 horas no Centro de Estudos Afro-orientais (Ceao). A discussão é aberta para todos os interessados. O encontro é uma associação de esforços do Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (NamirUfba), junto à Wamy e ao Centro Cultural Islâmico da Bahia.

POUCAS & BOAS

- ‘Estratégia de Governança Climática’ é o tema do painel de hoje com a coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy da International Council for Local Environmental Initiatives (Iclei/Brasil) Ana Werke. A instituição é voltada para o desenvolvimento sustentável do planeta e colabora com a programação coordenada pelo projeto ‘Bahia no Clima – Preparando os Municípios’, que visa capacitar e atualizar agentes municipais para os desafios do momento mundial de reduzir os impactos ambientais. Com participação especial do antropólogo e presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, o evento tem início às 16h pelo Zoom.

- Tem início hoje na Associação dos Agricultores do Prata, município de Entre Rios, o atendimento a produtores de diversas comunidades do entorno para emissão e a regularização da Declaração de Aptidão (DAP). O documento atende demanda exigida pelo Pronaf, para acesso às políticas públicas para produção e geração de renda. Executado pela Bracell em parceria técnica com a Lelis Consultoria, o mutirão segue até o final de agosto para atender cerca de 200 famílias, também da zona rural de Alagoinhas e Esplanada.

- Em Barreiras ainda repercute o resultado do XLVI Festival de Música Popular (Fempi) e do XXXVII Festival de Poesia (Fepi) cujos finais movimentaram Ibotirama neste final de semana. Isso porque o autor barreirense Clerbet Luiz Nascimento ficou em primeiro lugar nos dois certames. Com a poesia ‘Vida Alheia’, interpretada por Ramon Souza e a música ‘Sertão: veredas’, com Tattty Lacerda, acompanhada de Ramon Arievilo, Leonardo e Danilo. Ela ficou também com o troféu de melhor intérprete na modalidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco