Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado Saturday, 28 de November de 2020 às 6:01 h | Autor:

Servidor vai celebrar a cyber segurança

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Dia Internacional da Segurança da Informação é comemorado no dia 30 de novembro | Foto: PeopleImages via Getty Images
Dia Internacional da Segurança da Informação é comemorado no dia 30 de novembro | Foto: PeopleImages via Getty Images -

Celebrado na próxima segunda-feira, o Dia Internacional da Segurança da Informação motivou os servidores estaduais do setor a realizar uma série de ações para conscientizar a categoria sobre a importância do tema.

Durante todo o mês de novembro, a Superintendência de Gestão e Informação da Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Coordenação de Segurança da Informação (CSI/DGE/SGI) – encaminhou informativos aos servidores.

Trabalhadores das coordenações de Gestão Organizacional e Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado da Bahia encerram a série de atividades, nesta segunda, com uma videoconferência para debater a importância do setor, popularizado com a sigla T.I.

- Um dos objetivos indicados durante a campanha é estimular o entendimento de que a segurança da informação não se trata apenas de soluções tecnológicas e que as pessoas são fundamentais para este processo, explica o coordenador Samuel Pedro.

Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), o encontro virtual terá seu link distribuído entre os servidores, para viabilizar o acesso do maior número possível ao evento.

Serão apresentadas iniciativas internas promovidas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), Prodeb e Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) com o objetivo de fortalecer a segurança da informação nestes órgãos.

Instituída em 2011, a Política de Segurança da Informação para órgãos e entidades do Poder Executivo consiste em um conjunto de regras para a implantação de processos, mecanismos e procedimentos a fim de garantir a segurança da informação no ambiente corporativo.

“Infelizmente a gente

sabe que no Brasil o

racismo é uma questão

estrutural.. (...)

Precisamos introduzir

de forma definitiva na

pauta da Câmara essa

questão e as soluções

que a política precisa

encontrar”

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, na Comissão que acompanha a investigação da morte de João Alberto

MP-BA elege representantes

Em eleição realizada ontem pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), os promotores de Justiça João Paulo Schoucair, Antônio Luciano Assis e Ivan Carlos Machado foram eleitos pelos membros MP baiano para compor a lista tríplice que concorrerá à vaga destinada aos Ministérios Públicos estaduais no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nos próximos dias, caberá à procuradora-geral de Justiça Norma Angélica Cavalcanti escolher um dos nomes e indicá-lo ao procurador-geral da República Antônio Augusto Aras para concorrer à vaga.

Ministérios Públicos de todos os estados da Federação encaminharão ao PGR a indicação de um nome. Apenas um, dentre todos os indicados, será escolhido novo conselheiro do CNJ.

Polêmicas Contemporâneas

As “Polêmicas Contemporâneas em casa” promovem segunda-feira, das 19 às 21 horas, o debate “O Futuro do Trabalho”, que será transmitido pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br) e pela Rádio Faced Web. A participação é livre sem necessidade de inscrição prévia. Os debatedores serão: Carlos de Souza Andrade, presidente da Fecomércio-BA; Creuza Maria Oliveira, presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia; a professora e pesquisadora Graça Druck; Silvia Isabelle, Juíza do no TRT5; e Emília Roters Ribeiro, advogada e membra do Núcleo Jurídico da Associação Comercial da Bahia.

POUCAS & BOAS

Para apoiar o Ministério Público a destravar verbas destinadas às Unidades de Conservação (UCs), a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lançaram o livro eletrônico “A compensação ambiental do SNUC: manual de atuação do Ministério Público”. Na Bahia, de acordo com levantamento do Instituto Socioambiental (Isa) são 87 UCs que podem receber recursos oriundos de processos de licenciamento de empreendimentos com significativo impacto ambiental.

O café conilon produzido na Fazenda Bom Retiro, do cafeicultor Gustavo Sturm, de Teixeira de Freitas, se sagrou campeão na categoria canéfora do concurso Coffee of The Year 2020, que este ano recebeu 406 amostras de todo o Brasil para as quatro categorias do evento. Criado em 2012 o evento reúne os melhores cafés do Brasil.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco