EDUCAÇÃO
Camaçari discute política de inclusão com pais de alunos autistas
Durante o encontro, houve a apresentação do projeto de ampliação do Núcleo Psicopedagógico da Seduc
![Secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins, participou do encontro](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1260000/1200x720/Camacari-discute-politica-de-inclusao-com-pais-de-0126279300202403181154-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1260000%2FCamacari-discute-politica-de-inclusao-com-pais-de-0126279300202403181154.jpg%3Fxid%3D6149490%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1720473876&xid=6149490)
A Secretaria Municipal de Educação de Camaçari (Seduc), na Região Metropolitana de Salvador, promoveu um encontro para discutir políticas públicas de inclusão no ensino público municipal. Na ocasião, mães e pais de alunos com deficiência dialogaram com a secretária de Educação, Neurilene Martins, e com equipe técnica da pasta, em um momento de compartilhamento de experiências e informações relacionadas ao atendimento prestado a esses estudantes nas escolas do município.
Durante o encontro, houve a apresentação do projeto de ampliação do Núcleo Psicopedagógico da Seduc, que se ocupará do acolhimento das famílias atípicas e da formação dos coordenadores pedagógicos, gestores, professores e demais profissionais de Educação que estão na rotina dos estudantes com deficiência. Sobre investimentos na área, há, na rede, 813 professores com qualificação e gratificação específicas para atender os alunos com necessidades especiais.
Atualmente, a Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari possui 862 estudantes com deficiência, sendo que 504 são alunos autistas. Ao apresentar a linha do tempo da oferta de cuidadores educacionais, a secretária lembrou que não havia sequer o cargo até 2019, quando foi criado pelo governo municipal através da Lei Nº 1577/2019. Foi quando houve a contratação, via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), de um quantitativo que possibilitou o atendimento de 100 estudantes, inaugurando essa oferta.
Outros processos seletivos simplificados foram realizados nos anos subsequentes e, somados, elevaram a capacidade de atendimento para 358 crianças com necessidades especiais. O concurso público, que está em processo de homologação dos aprovados, vem otimizar ainda mais essa política de inclusão, tornando o cuidador um servidor de carreira, e criando também vagas de assistente social e psicólogo para atuação na educação municipal. A expectativa é que cerca de 300 cuidadores educacionais sejam classificados ao fim do certame.
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