Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
18/06/2023 às 8:50 - há XX semanas | Autor: Daniel Farias

ESPORTES

Croácia e Espanha decidem Liga das Nações neste domingo

Seleções se enfrentam na decisão buscando título inédito

Seleção espanhola busca título inédito, assim como a Croácia
Seleção espanhola busca título inédito, assim como a Croácia -

A Liga das Nações da Europa ganhou um sentido especial. Pouco expressiva em relação à Eurocopa ou até às Eliminatórias da Copa, até por ter sido criada em 2017 e com a primeira edição no ano seguinte, a competição terá uma final marcante para as duas equipes que disputam. Hoje, Croácia e Espanha vão entrar em campo, às 15h45 (da Bahia), no Feyenoord Stadium, na Holanda, buscando o título inédito.

O significado da decisão se amplifica na medida em que a Croácia nunca conquistou um torneio continental ou mundial. Embora já tenha disputado uma final da Copa do Mundo, em 2018, quando perdeu para a França, a possibilidade de uma comemoração inédita de título torna as expectativas dos torcedores altas em torno da seleção.

Já a Espanha vive um momento de baixa após sua era dourada, entre 2008 e 2012, quando venceu duas Eurocopas e a própria Copa do Mundo. O brilho da Espanha, porém, foi reduzindo de intensidade na última década. Não venceu mais nada e, para piorar, foi surpreendida e eliminada nas oitavas de final pelo Marrocos no mundial do ano passado, no Qatar.

Na semifinal da Liga das Nações, a Croácia superou a Holanda, anfitriã, por 4 a 2, na prorrogação, enquanto os espanhóis ganharam da Itália por 2 a 1. As duas seleções vivem momentos diferentes. O projeto da Croácia, com o técnico Zlatko Dalic e o craque Luka Modric, vem sendo construído desde 2017. Nas últimas duas copas, o time chegou ao menos às semifinais.

A Fúria, por outro lado, passa por um momento de transição. Após a Copa do Mundo, trocou de treinador, saindo Luis Henrique para a entrada de Luis de La Fuente. Na equipe titular, em relação àqueles que atuaram no mundial, seguem começando o goleiro Unai Simón, o lateral Jordi Alba, o volante Rodri e o meia Gavi. Jogadores como Dani Olmo e Asensio estão iniciando no banco de reservas. Ou seja, o processo de renovação pré-Copa segue a todo vapor.

O atacante Yeremy Pino, reserva na Copa foi o responsável por marcar o primeiro gol na vitória sobre a Itália na semifinal. O novato-veterano Joselu, de 33 anos, que joga no Espanyol, fez o segundo. Com apenas poucas meses de seleção, ele já marcou três gols em três partidas. É um trunfo do elenco de Luis de La Fuente que pode ser decisivo para a Espanha.

Buscando o inédito título, a Croácia conta com o talento de Modric, que, aos 37 anos, segue sendo um pilar fundamental na equipe. O técnico Zlatko Dalic fez apenas mudanças pontuais, sobretudo na zaga, dos titulares que jogaram a Copa do Mundo. No ataque, Modric, Perisic, Kramaric e seguem na equipe.

Retrospecto

No histórico de confrontos entre as duas seleções, a Espanha leva a melhor. Em 9 duelos disputados, a Fúria venceu 5 e a Croácia apenas 1. Os outros três ficaram no empate. Na primeiro Liga das Nações, as duas equipes fizeram parte do mesmo grupo e se enfrentaram em duas ocasiões.

No primeiro jogo, a seleção ibérica não tomou conhecimento dos croatas e golearam por 6 a 0 – o maior placar na disputa entre as seleções. Ainda na fase de grupos, a Croácia venceu por 3 a 2, em seu único triunfo. Ou seja, vai entrar em campo na final com um retrospecto bastante desfavorável.

No contexto atual, a promessa é de uma partida equilibrada na qual estará em jogo a mudança de fase de seleções com histórias diferentes, mas que buscam um lugar no alto patamar do futebol. A Croácia, com o primeiro título, e a Espanha, na retomada do caminho das conquistas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Seleção espanhola busca título inédito, assim como a Croácia
Play

Swing baiano: Bia Ferreira comemora vitória com pagodão; veja vídeo

Seleção espanhola busca título inédito, assim como a Croácia
Play

Namorada de Calderano se emociona com vitória nas Olimpíadas

Seleção espanhola busca título inédito, assim como a Croácia
Play

Isaquias Queiroz reclama de cama da Vila Olímpica: "É doído demais"

Seleção espanhola busca título inédito, assim como a Croácia
Play

Direto de Paris, baiana comemora aniversário em meio às Olimpíadas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA