Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
13/02/2012 às 15:50 • Atualizada em 13/02/2012 às 16:12 - há XX semanas | Autor: Diana Gomes

Esporte Amigo: José Amâncio, 67, trocou o vício da bebida pelo da corrida

Em uma manhã ensolarada, José Amâncio chega ao Jardim de Alah, point dos corredores de Salvador, com uma disposição de dar inveja a muito jovem tirado a esportista. De short, camiseta, tênis e com um sorriso largo, o ex-bancário se prepara para mais um treino de corrida.

Aos 67 anos, o aposentado José Amâncio Neto escreveu a virada da sua vida com muito suor para trocar o vício da bebida pelo da corrida. Há apenas três anos, a mesa de um bar ou as festinhas regadas à bebidas em sua residência eram o local mais provável para seu paradeiro.

Por muito anos, sua fiel companheira foi a bebida. A cerveja era a preferida entre tantos outras opções que ele havia experimentado ao longo da vida. No início, ela servia como uma espécie de relaxante para o dia estressante que levava como gerente de um banco. Para piorar, o cargo de gerência também o forçava a cumprir uma dura rotina social, que quase sempre incluía a bebida entre os atrativos. Era um círculo vicioso.

Com a aposentadoria, o envolvimento com a bebida ficou ainda maior. Se nos tempos de gerente a cerveja só tinha vez à noite, como aposentado o dia estava livre para começar a beber pela manhã e só parar à tarde. E mesmo reconhecendo que bebia bastante, José Amâncio conta que nunca havia se incomodado com esse fato. “Quem bebe gosta de reunir a família, os amigos, que também bebem para jogar conversa fora. E eu gostava de beber. Me sentia bem, nunca cheguei ao fundo do poço”, lembra.

Até que no dia 11 de outubro de 2008 tudo mudou. Amâncio havia procurado ajuda médica para tentar emagrecer e parar de beber depois que identificou algumas alterações em exames. Recebeu então a prescrição de um remédio que o faria perder o gosto pelo remédio – ou seja, a cerveja – não mais desceria redonda.

E foi exatamente isso que acontece no dia 11 de outubro. O aposentado bebia em casa com a família quando começou a sentir um mal estar, que o fez parar de beber em definitivo.

Início da corrida - Quando parou com o álcool, foi um pulo para começar a correr. Ele que já fazia caminhadas na orla, procurou a ajuda de um profissional de educação física e entrou para um grupo de corrida. “O início é muito difícil. Quem não está acostumado a correr, corre 50 metros e acha que vai morrer. Correr com outras pessoas nos ajuda a não desistir”, diz.

A corrida fez com que Amâncio finalmente perdesse peso. Ele passou dos 100 para os 82 kg, além de ter conseguido normalizar as taxas de glicemia e triglicérides. “Hoje estou melhor do que quando eu tinha 40 anos”, afirma.

Depois de começar a correr contanto postes (o atleta corre de um poste até o outro, depois anda na sequência seguinte e assim por diante), hoje o aposentado de 67 anos gaba-se de correr provas de 5 km em 29 minutos e provas 10 km em 1 hora e 1 minuto. O objetivo agora é correr abaixo de 1 hora.

*Se o esporte é um grande amigo em sua vida, não deixe de mandar sua história para nós. E-mail: [email protected]

Perfil de José Amâncio Neto

Nascimento: 28.04.1944
Natural: Pedra Mole (SE)
Peso: 82 kg
Altura: 1,67 m
Ídolos: Presidente Lula e Padre Marcelo Rossi
Música: Asa Branca, Nossa Senhora e Noites Traiçoeiras
Hobby: navegar na internet, blogar e ver filmes na TV
Vício: corrida de rua
Começou a correr em: 2009
Família: Meu esteio de sustentação e apoio
Comida: Carneiro ensopado e bode assado
Filme: Impossível dizer. Já assisti a mais de 3.000 filmes e prefiro os mais antigos
Perfume: Azzaro
Sonho: Continuar correndo enquanto puder, participar da São Silvestre, fazer uma meia e quem sabe até uma maratona
Correr em equipe: Muito prazeroso e gratificante

Onde praticar: Avenidas Centenário, Garibaldi, Oceânica (Farol) e Paralela; Dique do Tororó; Jardim de Alah (Armação); Lot. Aquarius (Av. Magalhães Neto) e praças Ana Lúcia Magalhães (Pituba), 2 de Julho (Campo Grande)
Clubes de Corrida: ATP Run (Pituba) - 3015-0792 / 7811-2575, Triação (Graça) – 3263-3473 e Pro Athletica (Vilas do Atlântico) – 8802-6781

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Senadores acusam CBF de manipular uso do VAR: "Escandaloso"

Play

Mãe de Rafaelle fica "sem palavras" com realização de sonho da filha

Play

Torcedores são flagrados brigando no Barradão durante jogo do Vitória

Play

Torcedores do Fortaleza comemoram eliminação do Bahia; veja vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA