EUA: Israel permitirá envio de farinha a Gaza através de porto | A TARDE
Atarde > Guerra em Israel

EUA: Israel permitirá envio de farinha a Gaza através de porto

Decisão ocorreu após conversa de Joe Biden com Benjamin Netanyahu

Publicado sábado, 20 de janeiro de 2024 às 09:02 h | Autor: AFP
ONU pediu que governo de Israel permitisse entrada de ajuda humanitária em Gaza
ONU pediu que governo de Israel permitisse entrada de ajuda humanitária em Gaza -

Israel irá permitir o envio de farinha aos palestinos através do porto israelense de Ashdod, ao norte de Gaza, informou nesta sexta-feira a Casa Branca, depois que o presidente Joe Biden conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Dias atrás, a ONU havia pedido ao governo israelense que permitisse o acesso ao porto para a entrega urgente de ajuda humanitária a Gaza, sitiada desde os ataques do grupo islâmico palestino Hamas contra Israel, em outubro.

Os americanos “irão trabalhar, paralelamente, em opções que permitam uma entrega marítima mais direta de ajuda a Gaza”, acrescentou a Casa Branca.

Washington vem apoiando a ofensiva de Israel contra Gaza desde os ataques do Hamas, e pediu aos israelenses que permitam a entrada de mais ajuda para os civis palestinos. Três agências da ONU pressionaram nesta semana pela abertura de Ashdod.

A abertura do porto de Ashdod reduziria o tempo necessário para transportar alimentos aos moradores de Gaza a partir do norte, explicou à AFP no começo do mês a diretora regional do Programa Mundial de Alimentos para o Oriente Médio, Corinne Fleischer. Atualmente, a entrega de ajuda à Faixa de Gaza pode ser feita apenas através de duas passagens fronteiriças: Rafah, na fronteira com o Egito, e Kerem Shalom, no sul de Israel.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS