Zelensky discursará no Conselho de Segurança da ONU nesta terça | A TARDE
Atarde > GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky discursará no Conselho de Segurança da ONU nesta terça

A reunião incluirá a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres

Publicado segunda-feira, 04 de abril de 2022 às 22:30 h | Autor: AFP
Nesta segunda, Zelensky, usando um casaco cáqui e colete camuflado à prova de balas, passou meia hora nos subúrbios de Bucha
Nesta segunda, Zelensky, usando um casaco cáqui e colete camuflado à prova de balas, passou meia hora nos subúrbios de Bucha -

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, discursará nesta terça-feira, 5, em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia, que se concentrará sobre os corpos encontrados na cidade de Bucha, anunciou nesta segunda, 4, a missão diplomática britânica, que preside a organização em abril.

A missão não informou se a intervenção por videoconferência do presidente ucraniano no Conselho, inédita desde a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, será ao vivo ou gravada.

A reunião de terça já estava programada antes do anúncio do aparecimento de Zelensky, e incluirá a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres. 

Espera-se que o tema central seja a descoberta neste fim de semana de corpos com roupas de civil espalhados pelas ruas de Bucha, cidade nos arredores da capital ucraniana, Kiev. 

 

AFP Português
 

Nesta segunda, Zelensky, usando um casaco cáqui e colete camuflado à prova de balas, passou meia hora nos subúrbios de Bucha. O presidente ucraniano culpou as tropas russas pelos assassinatos. 

"Estes são crimes de guerra e serão reconhecidos pelo mundo como genocídio", disse. 

Moscou negou, por sua vez, qualquer responsabilidade e sugeriu que as imagens dos cadáveres eram "falsas". 

"A presidência britânica do Conselho vai se assegurar de que a verdade sobre os crimes de guerra da Rússia seja escutada. Exporemos a guerra de (Vladimir) Putin como o que na verdade é", informou a missão britânica na ONU em sua conta oficial no Twitter. 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS