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03/04/2023 às 19:48 • Atualizada em 03/04/2023 às 21:05 - há XX semanas | Autor: Da Redação

Comissão no Senado discute pagamento de pedágio via PIX

Proposta original prevê que a regra valha a partir do momento da sanção da futura lei

A proposta original prevê que a regra valha a partir do momento da sanção da futura lei
A proposta original prevê que a regra valha a partir do momento da sanção da futura lei -

A Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado vai discutir na manhã desta terça-feira, 4, o Projeto de Lei (PL), 4.643/2020, que garante o pagamento das tarifas nos pedágios federais com cartões de crédito, débito e o PIX.

De autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), o projeto modifica o modelo atual previsto na Lei 8.987, de 1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

A nova regra exige que as novas formas de pagamentos sejam disponíveis a partir do momento da sanção da futura lei. No entanto, o relator, senador Weverton (PDT-MA), considera que a mudança imediata nos contratos já estabelecidos “poderia causar um efeito adverso na própria regulação dos contratos”, prejudicando o equilíbrio das obrigações do concessionário.

O relator apresentou uma emenda para que a adoção de novas formas de pagamento, como as realizadas por meios eletrônicos ou qualquer outra que venha a ser atualizada com o avanço tecnológico, seja ofertada nos contratos realizados a partir de 1º de janeiro de 2025.

Relator do PL, senador Weverton (PDT-MA)
Relator do PL, senador Weverton (PDT-MA) | Foto: Pedro França | Agência Senado

“O país tem como fundamento basilar de sua relação com os investidores o respeito aos contratos. Não seria salutar que de tempos em tempos os contratos administrativos sofressem modificações unilaterais, principalmente aquelas que pudessem desequilibrar a saúde econômico-financeira dos contratos, com repercussões regulatórias e burocráticas relevantes. Principalmente para as Agências Reguladoras, no caso à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e para os órgãos de controle”, explica Weverton.

Segundo o anuário estatístico de transportes de 2021, a ANTT administra 23 contratos de concessões rodoviárias, que gerem 11.025 km de rodovias federais. Atualmente, o pagamento de pedágio nessas concessões é feito em dinheiro em espécie, no guichê, ou por meio automático, pelo qual uma tag (etiqueta) afixada no veículo é lida por sensores eletrônicos. As tags são vendidas por empresas credenciadas e habilitadas pela ANTT. Para proceder com o "pagamento automático" dos pedágios, as empresas cobram uma taxa ao usuário.

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