Janones reage a deputado português que criticou honraria para Janja | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Janones reage a deputado português que criticou honraria para Janja

Primeira-dama recebeu do governo português a medalha Grão-Cruz da Ordem Infante D. Henrique

Publicado segunda-feira, 24 de abril de 2023 às 15:56 h | Atualizado em 24/04/2023, 16:41 | Autor: Da Redação
Deputado federal André Janones
Deputado federal André Janones -

André Janones, membro da Câmara dos Deputados pelo partido Avante-MG, criticou André Ventura, líder do partido de direita português "Chega", por atacar a medalha concedida pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa à primeira-dama Janja Lula da Silva no sábado, 22. Na cerimônia, Janja foi agraciada com a Grão-Cruz da Ordem Infante D. Henrique, uma distinção importante relacionada à expansão marítima portuguesa no século XV.

Ventura atacou a homenagem concedida a Janja, chamando-a de "idiotice" e acusando-a de demonstrar uma "subserviência" sem limites. Ele acredita que essa concessão trivializa Portugal e seus símbolos.

“Atribuir uma das ordens honoríficas mais importantes à mulher do presidente brasileiro só porque sim? Qual foi o serviço enorme prestado à Nação? Banalizar a Nação e os seus símbolos é um sinal evidente de decadência”, destacou.

Janones retrucou, lembrando que o Brasil foi submisso a Portugal durante quase 400 anos de colonização. O deputado brasileiro também ironizou, afirmando que o país tem crédito para conceder "milhões" de medalhas como a que foi dada a Janja.

“Janja a recebeu em nome do povo brasileiro explorado por séculos. Até o dente de ouro dessa sua boca podre, deve ter saído daqui!”, tuitou.

Publicações relacionadas