Lula e presidente do Banco Central se encontram nesta sexta | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lula e presidente do Banco Central se encontram nesta sexta

Presidente eleito e chefe da autoridade monetária têm primeiro encontro desde que petista se elegeu

Publicado sexta-feira, 30 de dezembro de 2022 às 16:54 h | Atualizado em 30/12/2022, 17:22 | Autor: Da Redação
Está será a primeira vez que um presidente no Brasil assumirá com um BC independente do governo
Está será a primeira vez que um presidente no Brasil assumirá com um BC independente do governo -

Pela primeira vez, nesta sexta feira, 30, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O chefe do BC já havia se reunido com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o futuro secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo.

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e homem de confiança do futuro ex-ministro da Economia Paulo Guedes, Campos Neto tem mandato fixo até 2024, de acordo com a lei de autonomia do BC, sancionada em fevereiro de 2021, mas teria direito a uma recondução por mais quatro anos. Ele já foi procurado pela equipe de transição, mas disse que não deve permanecer no cargo após fim do mandato, pois, foi contra a recondução na formulação da lei de autonomia do BC.

Antes da eleição, durante entrevista Lula teceu elogios ao atual presidente da autoridade financeira, a quem chamou de “economista competente”.

Está será a primeira vez que um presidente inicia uma gestão tendo o BC como uma entidade independente do governo. Um ponto de tensão entre o futuro governo e a autoridade monetária já existe diante do fato de o petista já ter anunciado que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) será transferido do BC para o Ministério da Fazenda.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS