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20/08/2021 às 12:56 - há XX semanas | Autor: Redação

POLÍTICA

Governo Bolsonaro pagou cachê para ao menos 32 apresentadores e influenciadores

Apresentador Sikera Jr., da Rede TV!, foi um dos contratados para fazer agenda positiva do governo Bolsonaro
Apresentador Sikera Jr., da Rede TV!, foi um dos contratados para fazer agenda positiva do governo Bolsonaro -

Pelo menos 32 apresentadores e influenciadores digitais receberam cachês para veicular campanhas do governo federal de acordo com planilhas da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) entregues à CPI da Covid no Senado.

De acordo com documentos obtidos pelo jornal Folha de S.Paulo, apresentadores de emissoras com filiação ideologica ao governo, como a Record e a Rede TV!, foram os mais beneficiados.

Entre as campanhas veiculadas, estão informações sobre o chamado "tratamento precoce", agenda positiva, violência contra a mulher, lançamento da cédula de R$ 200, reformas e outras iniciativas.

O dono da Rede TV!, o apresentador Marcelo de Carvalho, recebeu pelo menos R$ 122 mil em 11 pagamentos de cachês por meio das suas empresas New Mídia Serviços e TV Ômega Ltda. Além dele, Luciana Gimenez, Sikêra Júnior e Luís Ernesto Lacombe, que também trabalham na emissora, receberam os pagamentos.

Já na Record TV, o apresentador Cesar Filho, que apresenta o Hoje em Dia, lidera o quadro de pagamentos com 11 cachês totalizando R$ 525 mil. Em seguida, está a apresentadora Ana Hickmann, com nove cachês, que somam R$ 411 mil. Ticiane Pinheiro, Luiz Bacci e Marcos Mion, recenetemente contratado pela Globo, também fazem parte da lista.

Influenciadores

O uso de influenciadores digitais para a veiculação das campanhas também foi utilizado pela Secom, através de subcontratação das empresas PPR Profissionais de Publicidade Reunidos, Calia/Y2 Propaganda e Marketing e Artplan Comunicação.

De acordo com a reportagem da Folha, pelo menos 15 nomes receberam dinheiro para fazer comentários positivos sobre iniciativas do governo.

A Tubelab Brasil recebeu R$ 190 mil para realização de campanha sobre o combate ao mosquito da Dengue e repassou R$ 10 mil para os influenciadores Adonias (282 mil seguidores no Instagram), Dayanne Ribeiro (845 mil seguidores) e para a página família Jeito Loko De Ser (que possui 939 mil seguidores).

Em nota, a Tubelab Brasil afirmou que o uso de influenciadores em campanhas governamentais é "prática comum não só no Brasil, como em outros países. Atendemos ao governo federal desde gestões passadas", pontuou.

Outra empresas como a FKD Comunicação, Propaganda e Marketing, que recebeu R$ 347 mil para campanhas sobre "tratamento precoce" e repassou para influenciadores como Flávia Viana, Pam Puertas, João Zoli e Jessika Taynara, e a Oroboro Entertainment, que pagou 287 mil para influenciadores como Taciele Alcolea, Mari Maria, Fabiola Melo, Mariana Felício, Flávia Pavanelli e Nina Secrets para uma campanha de enfrentamento da violência contra a mulher, também participaram das campanhas.

De acordo com o Intercept Brasil, o governo gastou ao menos R$ 4,3 milhões além com a contratação de apresentadores de TV, radialistas, influencers e uma dupla sertaneja para fazer merchandising para o governo.

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