Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portal municípios > HOME
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
26/08/2021 às 6:02 • Atualizada em 26/08/2021 às 10:30 - há XX semanas | Autor: Caroline Gois | [email protected]

HOME

Panorama: Frigorífico da Chapada vai gerar três mil vagas

Novo empreendimento agroindustrial da Chapada está localizado no município de Andaraí | Foto: Divulgação
Novo empreendimento agroindustrial da Chapada está localizado no município de Andaraí | Foto: Divulgação -

A cidade de Andaraí, localizada na Chapada Diamantina, vai abrigar um empreendimento agroindustrial com potencial para impactar a economia na região. Após quatro anos em implantação, o Frigorífico da Chapada será inaugurado oficialmente amanhã, com a expectativa de gerar cerca de três mil postos de trabalho quando estiver operando a plena carga.

A estrutura terá capacidade para processar 168 tipos de produto, de embutidos aos cortes mais sofisticados. A previsão da empresa é que a operação será responsável por gerar 230 empregos diretos, outros 690 indiretos, além de outros dois mil postos de trabalho no decorrer da cadeia produtiva, que vai envolver pequenos produtores rurais.

O complexo de produção – em uma área total de 180 mil metros quadrados (m²), sendo 15 mil m² de área construída – abriga cinco fábricas, que serão responsáveis por processos que irão do abate à desossa, passando pela industrialização, salga e beneficiamento de produtos não comestíveis.

Sem pressa – Segundo o empresário Wilson Cardoso, responsável pela empresa e atual prefeito de Andaraí, o frigorífico irá trabalhar com a produção de carnes bovina, suína, ovina e caprina. Ele conta que construiu o novo complexo “sem pressa”, pelo desejo de apresentar uma estrutura com o que existe de mais moderno em equipamentos e adequada às demandas de sustentabilidade.

Produção mineral baiana comercializada cresce 47%

Um crescimento de 47% marcou a produção mineral baiana comercializada (PMBC) no mês de julho de 2021 em relação a junho do mesmo ano. As informações constam no Sumário Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) de agosto. A comercialização saltou de R$ 635 milhões em junho para R$ 934 milhões no mês subsequente. Entre os principais bens minerais produzidos no estado estão o cobre, com 48,58% do total, ouro, com 19,89%, níquel, com 9,44%, e rochas ornamentais, com 4,28%. Em relação à participação dos principais municípios na produção mineral baiana comercializada, Juazeiro ficou com 30%, Jaguarari com 19%, Jacobina com 15%, Itagibá com 9% e Barrocas com 5%.

A importância do selo de identificação de produtos da agricultura familiar

Para os consumidores, a garantia de consumir produtos genuinamente originários da agricultura familiar. Para os agricultores, vantagens, como mais economia e valorização do produto. Esses são alguns dos benefícios de ter o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) estampado nos produtos. Com o intuito de disseminar informações sobre a importância do selo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, realizou esta semana uma reunião com técnicos de extensão rural e assistentes territoriais do projeto de todas as regiões da Bahia.

De acordo com o coordenador de Ater do Bahia Produtiva, Wecsley Ferraz, o objetivo é que os técnicos tratem desse tema dentro das comunidades em que atuam. O selo fortalece a identidade dos produtos. É um instrumento a mais, que identifica e chancela os produtos da agricultura familiar baiana no mercado, evidenciando-os como diferenciados, de qualidade. Na Bahia, já são 1.210 produtos da agricultura familiar com o Sipaf.

Escolas particulares conhecem proposta do Senai Bahia para novo ensino médio

A partir de 2022, o novo ensino médio começará a ser implementado nas escolas públicas e particulares. O Itinerário V – Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio tem no Senai Bahia uma referência na oferta desta formação especializada. Para apresentar às escolas baianas como a educação profissional é trabalhada em um dos maiores complexos de educação profissional da América Latina, será realizado hoje, das 10h às 12h, o evento O Novo Ensino Médio e a Educação Profissional – O Senai Bahia como Parceiro da sua Escola, que será transmitido pelo canal do Senai no YouTube: youtube.com/senaiIbahia.

O evento vai reunir especialistas em educação. O Senai Bahia quer ser parceiro das escolas baianas neste desafio, oferecendo a melhor solução para a implementação do Itinerário V. A proposta é preparar estudantes engajados e inovadores para os desafios do mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

Estudantes da rede estadual desenvolvem canudo biodegradável

Uma dupla de estudantes do município de Teixeira de Freitas, localizado no extremo sul da Bahia, desenvolveu um projeto que permite a fabricação de um bioplástico que pode ser usado para uma série de produtos sustentáveis com menor impacto ambiental. Intitulado Biocia: bioplástico da casca de melancia, o trabalho desenvolvido dentro do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), por Liliane Dias e Fernanda Novaes, ambas do curso técnico de nível médio em química, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Extremo Sul, trouxe a opção da produção de um canudo comestível e biodegradável. Com os avanços das pesquisas, as estudantes querem apresentar o projeto, neste ano, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e levar o produto para a produção, inserindo a tecnologia no mercado.

Abapa e Aiba levam pleitos ao governador do Estado

Os produtores rurais do oeste da Bahia, representados pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), reuniram-se com o governador do Estado, Rui Costa, na sede das suas entidades, em Barreiras, no último dia (16).

Na pauta, tópicos estratégicos para o desenvolvimento agropecuário da região, que é o segundo maior produtor de algodão do país, tem a maior produtividade nacional de soja e colhe expressivo volume de milho. Dentre as prioridades apresentadas pelos produtores rurais destaca-se a revisão para mais recursos do Prodeagro, ampliando o crédito fiscal para base de cálculo do crédito do ICMS.

As entidades propuseram a Rui Costa e sua equipe a ampliação do crédito fiscal para base de cálculo do crédito de ICMS, que, atualmente, de acordo com o Decreto Estadual nº 14.500, de 28 de maio de 2013, é de 2,04%, 1,60% e 0,77% para a soja, milho e café. Devendo, pelo pleito dos produtores, passar para, respectivamente, 4,08% para a soja; 3,20% para o milho; e 1,44% para o café.

Estrada do Chocolate é preparada para voltar a receber turistas

A Estrada do Chocolate, no acesso norte da cidade (ligação Ilhéus-Uruçuca), será reativada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com nova sinalização turística e melhorias na pista, a partir de outubro. O roteiro inclui passeios por antigas fazendas de cacau, em meio à mata atlântica, oferecendo uma viagem ao passado instigante. No enredo, a história dos coronéis e suas fortunas, desde o plantio do fruto, passando pelos hábitos das famílias, o auge e a crise, com a praga da vassoura-de-bruxa até a chegada das fábricas de chocolate à região, que poderão ser visitadas também.

Juazeiro e Jacobina ganham postos do SAE

O governo do estado, em parceria com o Sebrae, inaugurou este mês nos municípios de Juazeiro e Jacobina dois postos do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE). Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o posto de atendimento vai oferecer serviços de formalização, alteração ou baixa de microempreendedor individual (MEI) e orientação para a legalização de novos empreendimentos, além de serviço especializado de orientação e apoio técnico também para microempresas (MPE) e empresas de pequeno porte (EPP). O governo do estado e o Sebrae firmaram um convênio para ofertar atendimentos pelo SAE para MEIs, MPEs e EPPs. Por intermédio da Secretaria de Administração o cidadão terá acesso ao CAF Digital (Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado da Bahia).

Abertas as inscrições para o Prêmio IAF de Educação Fiscal

Tendo como premissa maior as suas funções fiscalizadora e pedagógica, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) divulga o Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021, uma realização do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF). O prêmio tem como principais objetivos a discussão sobre a função social dos tributos, do controle social e da importância da participação de todos sobre a qualidade dos gastos públicos em todas regiões do estado. Além de ser pioneiro na Bahia, o Prêmio IAF de Educação Fiscal vai estimular a inclusão do cidadão na democracia participativa entre o governo e a sociedade. São quatro as categorias que compõem o Prêmio IAF de Educação Fiscal 2021: Instituições, Escolas, Tecnologia e Imprensa. As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal.

POUCAS & BOAS

. A partir de hoje, crianças e adolescentes vão poder mergulhar no mundo da sustentabilidade ambiental a partir da websérie Elos da Ilha, a ser exibida no YouTube. Produzidos pela Ajayo filmes, os vídeos trazem uma narrativa ficcional sob o olhar de um grupo de adolescentes da Ilha de Itaparica, onde a ONG é sediada, que se mobiliza para minimizar os impactos negativos da ação do ser humano na natureza.

. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia lança amanhã, às 10h, o Fórum Temático sobre Direito, Feminismos e Políticas Públicas. O evento será transmitido pelo canal da Escola Virtual da PGE-BA no YouTube.

. Com o tema “Juventude e as tecnologias da informação e comunicação: conectividade na pandemia”, a prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promove até amanhã (27) uma programação alusiva à Semana da Juventude 2021. As lives terão a participação de profissionais da região, que atuam em diversas áreas de conhecimento, e poderão ser acompanhadas pelo canal (https://www.youtube.com/seducjuazeiroba).

. Até o dia 29/8, o funcionalismo público tem acesso a ofertas especiais. Esses descontos são fruto da parceria do Clube de Desconto com a C&A e a Royal Pets. Todas as ofertas são válidas para servidores estaduais, beneficiários do Planserv, funcionários do Ministério Público (MP), dos tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Novo empreendimento agroindustrial da Chapada está localizado no município de Andaraí | Foto: Divulgação
Play

Obra pública em Casa Nova invade área privada; veja a denúncia

Novo empreendimento agroindustrial da Chapada está localizado no município de Andaraí | Foto: Divulgação
Play

Suspeito de arrombamento cai de prédio e vai "mancando" para hospital

Novo empreendimento agroindustrial da Chapada está localizado no município de Andaraí | Foto: Divulgação
Play

Engavetamento com seis veículos deixa um ferido e trava a BR-324

Novo empreendimento agroindustrial da Chapada está localizado no município de Andaraí | Foto: Divulgação
Play

Turista é resgatado após cair durante escalada em Lençóis

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA