Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > VERÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
08/01/2023 às 8:00 - há XX semanas | Autor: Priscila Dórea

SALVADOR

Movimento em pontos turísticos e praias crescem

Com o início da alta estação e fim das restrições da covid, baianos e turistas aproveitam para curtir

Praia, calor e diversão sem restrições. Apesar do susto que o vírus da Covid-19 deu no final de 2022 com o aumento de casos, o verão chegou em Salvador com a tranquilidade fervorosa de quem sente que a pandemia, desta vez, está chegando ao fim. Os festejos estão a todo vapor – essa semana temos a Festa do Senhor do Bonfim –, e a população tem se empenhado no fervor pré-Carnaval: festas marcadas no calendário e várias idas à praia para garantir o bronze.

“Todo mundo está muito aliviado, não é? A verdade é que não queremos um ano como 2020 outra vez e essa animação com o verão é uma coisa bem a cara de Salvador. Porém, apesar do quanto nos divertimos com o lado profano das festas, o sagrado também significa muito, por isso a gente gosta e deve agradecer por nós e por tudo que superamos”, afirma a estagiária de serviço social Isabelle Borges que, junto ao namorado Bruno Oliveira, garantiu sua ida a Colina Sagrada já na primeira semana do ano e aguarda com expectativa pelas festas de verão que ainda estão por vir.

Já o advogado Dário Lima Evangelista e sua namorada, a técnica de enfermagem Fabiana dos Santos Freitas - que aproveitaram o aniversário de Dário, 4 de janeiro, para subir a Colina Sagrada e seguir a tradição dos três nós e desejos com as fitinhas do Bonfim –, entraram no verão 2023 com muitos agradecimentos para fazer e com o desejo de que a nova estação seja de comemoração e vida, mas também firmes com a responsabilidade de levar para frente tudo aquilo que foi aprendido nos últimos três anos.

“A gente sempre foi apaixonado pelo verão em Salvador, né? Então, depois do que passamos nos últimos anos, poder sair de casa agora e aproveitar tudo isso é algo que nos faz refletir sobre a responsabilidade que aprendemos a ter durante a pandemia e os bons hábitos que adquirimos. Da mesma forma que ficar em casa foi muito importante, hoje é sim muito importante que a gente saia, que aproveite as festas e celebre nossos credos, sejam eles quais forem”, pondera o advogado que iniciou o ano com uma grande felicidade: seu primeiro neto nasceu no dia 2 de janeiro.

E claro, o movimento das praias também tem sido intenso, não só para os que curtem pegar um solzinho e relaxar, mas também para quem trabalha nas requisitadas faixas de areia soteropolitanas. “As praias já estão cheias, em especial na Barra. O dinheiro ainda está pouco, mas o número de visitantes tem realmente crescido, então esse verão promete”, afirma a vendedora Érica Patrícia do Bom Jesus dos Santos, que vende ovo de codorna nas praias de Salvador, em especial na Praia da Barra.

A própria Erica tirou uma folga para curtir um pouco ela mesma o verão soteropolitano na Praia da Ribeira, junto com a filha Thailla, a irmã Taiane – que levou a sobrinha Taissa –, e a cachorrinha de estimação da família, Júlia. “Essa volta sem restrições, principalmente sem precisar usar máscara nesse calor forte que tem feito, tem sido muito bom, estamos conseguindo aproveitar o verão muito bem”, afirma a vendedora.

Vem muita gente

E toda essa animação com o verão baiano também deve atrair muita gente de fora da Bahia: a expectativa do governo do Estado é receber mais de 6,2 milhões de visitantes no verão 2022-2023, um número superior ao de 2019 (6,1 milhões), antes da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. O titular da Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia (Setur), Maurício Bacelar, explica que 19 mil postos de trabalho foram perdidos em 2020, mas com a retomada, até setembro de 2022, cerca de 20 mil pessoas já estavam empregadas em atividades turísticas.

“Ou seja, em número de postos de trabalho, já superamos a época pré-pandemia. Nossa expectativa é que tenhamos uma atividade maior do que no ano pré-pandemia, e temos trabalhado em ações de promoção do Destino Bahia em âmbito internacional, nacional e regional, e agora é um momento de nos concentrarmos na Bahia e na alta estação, para colhermos os frutos das ações que foram feitas durante todo o ano, nos concentrando no receptivo das seis zonas turísticas do nosso litoral”, explicou o titular da Setur durante coletiva imprensa. Se esse número de visitantes for confirmado, o turismo trará um incremento de R$ 9 bilhões na economia da Bahia.

De Minas Gerais, a enfermeira Carla Santos Santiago conta que tenta visitar os familiares soteropolitanos pelo menos uma vez no ano. O período preferido dela para fazer isso? No verão. “Acho que o verão em todo o Brasil tem seu charme, seja qual for a cidade, mas Salvador tem esse ar especial, seja porque sou apaixonada pelas praias daqui ou porque tenho entes queridos aqui. É um lugar que recomendo que todos meus amigos visitem, não só pelo conhecido Carnaval, mas para curtir a cidade”, afirma a enfermeira, que é apaixonada pelas praias da Barra e Amaralina.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Grupo ensina coreografias de hits na Barra em preparação para Carnaval

Play

Antes mesmo de cantar com Ivete, Joice Rocha já vê a vida mudar

Play

Cláudia Leitte surpreende e faz show disfarçada em estação de metrô

Play

Carlinhos Brown e BaianaSystem transformam Parque em ‘navio pirata’

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA