Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

COM THE ROCK

Cheio de ação, Adão Negro é aposta certeira da DC para ficar no topo

Filme será lançado na quinta-feira, 20, mas já conta com sessões de pré-estreia nesta quarta-feira, 19

Por Bianca Carneiro

18/10/2022 - 21:02 h | Atualizada em 18/10/2022 - 22:02
Adão Negro é eletrizante do início ao fim, com sequências de tirar o fôlego
Adão Negro é eletrizante do início ao fim, com sequências de tirar o fôlego -

Em determinada parte do filme, Adão Negro (Dwayne Johnson ‘The Rock’) diz que não é o herói que todos esperam. De fato, o personagem pode não ser um dos mais conhecidos por quem não acompanha o mundo nerd, mas certamente ele é uma das maiores apostas da gigante DC para consolidar o seu Universo Cinematográfico. Após o sucesso de ‘The Batman’, a produção sobre o anti-herói, que estreia na quinta-feira, 20, - mas já conta com sessões de pré-estreia nesta quarta-feira, 19, - tem tudo para continuar o bom legado da nova geração de filmes focada na turma da Liga da Justiça.

Adão Negro é o filme solo do personagem em quadrinhos Black Adam (Dwayne Johnson), antagonista do super-herói Shazam!. Nascido escravo no país Kahndaq, o anti-herói, conhecido como Teth-Adam, possui poderes equivalentes aos de seu arqui-inimigo: super força, velocidade, resistência, capacidade de voar e de disparar raios. A diferença é a régua moral de cada um: enquanto Shazam! é misericordioso com seus rivais, Adão Negro não demonstra a mesma cortesia.

O tratamento mortal dado aos inimigos é uma das marcas do filme. O espectador não é poupado da violência: voam membros humanos e muito sangue em diversas cenas. O comportamento atípico para um super-herói é o mote para o enredo. Incomodado com a atuação de Adão Negro, o grupo ‘Sociedade da Justiça’, liderado por Amanda Waller (Viola Davis) e formado por Doutor Destino (Pierce Brosnan), Gavião Negro (Aldis Hodge), Cyclone (Quintessa Swindell) e Esmaga-Átomo (Noah Centineo), entra em cena para neutralizar a suposta ameaça.

Em um filme protagonizado e produzido por Dwayne Johnson, é claro que não dá para esperar pouca ação. Adão Negro é eletrizante do início ao fim, com sequências de tirar o fôlego, ressaltadas pelo olhar inquieto de Jaume Collet-Serra. Cada movimento de câmera é uma novidade em explosões, tiros e muita pancadaria. Falando ainda da direção, os mais atentos vão identificar certa familiaridade com o estilo de Zack Snyder em ‘Liga da Justiça’, presente no uso de câmera lenta e na trilha sonora ‘piegas’.

Perceptível em diversos detalhes, a entrega de The Rock à produção é algo celebrado entre os fãs da DC, já que ele trabalhou por 15 anos para levar o projeto às telonas. Em publicação recente no seu perfil do Instagram, o artista disse que recusou propostas de interpretar outros heróis mais conhecidos porque se identificava com a história do personagem.

“É um tipo de anti-herói convincente, perigoso e de mudança de universo. E quando eu era um garotinho, a coisa mais importante que me atraiu para Teth Adam quando vi seu primeiro gibi… Ele era um herói de cor. Isso importava para mim na época. Como importa para mim agora”, afirmou.

Para além da ação, outra marca do longa é o visual exuberante. Os figurinos não deixam a desejar. Em contraponto a Shazam!, Adão Negro remonta as produções anteriores da DC em sua atmosfera mais dark, mas isso também não atrapalha a visualização das batalhas ou os efeitos especiais, de modo geral.

O humor, ao que parece, já se tornou obrigatório nos filmes de herói. Apesar do tom sombrio, Adão Negro é repleto de alívios cômicos. Porém, as inserções não interferem no ritmo do longa.

Tramas

Um dos maiores desafios da DC é tentar superar e até mesmo, se desvincular das produções da Marvel, ganhar vida própria. Uma prova disso é a associação inevitável da Sociedade da Justiça aos Vingadores: o Senhor Destino é como o Doutor Estranho, um ser de magia capaz de prever o futuro; o Gavião Negro se apresenta como uma figura de afrofuturismo, e faz as vezes de Pantera Negra. Já a Cyclone parece evocar a mutante Tempestade, enquanto o Esmaga-Átomo emula mais descaradamente o Homem-Formiga, tanto em questão de poderes quanto de alívio cômico.

O roteiro sofre por diversas vezes com um excesso de tramas e reviravoltas, causadas pela grande quantidade de personagens, além de certos furos e clichês. Mas um ponto bastante problemático é a falta de uma referência ao próprio inimigo direto de Adão Negro, o Shazam!, ainda que o visual da trama evidencie esta contraposição. Quanto a atuação, Pierce Brosnan brilha como Senhor Destino, enquanto The Rock se mostra totalmente confortável como Adão Negro, já que o papel do salvador em ação não foge do que ele costuma fazer em outras produções.

Falhas a parte, Adão Negro com certeza vale o ingresso e representa diversas possibilidades de renovação para o Universo Cinematográfico da DC (vale destacar uma cena de batalha em um quarto de criança que retrata exatamente essa intenção, com ícones do estúdio sendo literalmente destruídos). O envolvimento de The Rock com o filme mostra o cuidado do artista com os desejos dos fãs, o que, definitivamente, é algo que a Warner mais precisa apostar neste momento para resgatar seu público.

“Adão Negro” tem cena pós-crédito?

Sim, o longa conta com uma cena pós-crédito, que é um dos pontos mais altos da produção, e vai fazer o espectador ficar curioso e ansioso por uma continuação. Distribuído pela Warner Bros. Pictures, Adão Negro estreia na quinta-feira, 20, mas já é possível encontrar sessões antecipadas nesta quarta-feira, 19. A pré-venda de ingressos também já está liberada e liderou o ranking do fim de semana na plataforma Ingresso.com.

Confira todas as sessões do filme no Cineinsite A TARDE.

Trailer de Adão Negro:

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Adão Negro é eletrizante do início ao fim, com sequências de tirar o fôlego
Play

Websérie explora cultura ancestral de aldeia Xukuru-Kariri

Adão Negro é eletrizante do início ao fim, com sequências de tirar o fôlego
Play

Filme do Mamonas Assassinas está disponível; saiba onde assistir

Adão Negro é eletrizante do início ao fim, com sequências de tirar o fôlego
Play

Última temporada de "Dom" chega ao Prime: "Intensa e visceral"

Adão Negro é eletrizante do início ao fim, com sequências de tirar o fôlego
Play

Aviões do Forró rouba a cena no Festival de Cannes; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA