CINEINSITE
Festival Panorama Coisa de Cinema faz homenagem a Conceição Senna
Por Da Redação

Uma das pioneiras do cinema nacional, a atriz e documentarista baiana Conceição Senna (1937-2020) será a grande homenageada do XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema. Com exibição de filmes, oficinas e debates, o festival acontece entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março no formato on-line. Por conta da pandemia da Covid-19, o tradicional festival vai ter sua 16ª edição inteiramente online neste ano.
A programação completa será divulgada na próxima semana. Dois filmes serão exibidos para celebrar a trajetória de Conceição, o documentário Brilhante (2005), dirigido por ela, e Abrigo Nuclear (1981), ficção científica de Roberto Pires, na qual a baiana atua. O primeiro aborda a relação criada, ao longo de 25 anos, entre a população de Lençóis e o filme Diamante Bruto, uma obra de Orlando Senna, companheiro de vida de Conceição.
“Desbravadora, destemida, Conceição foi uma artista generosa, amorosa, em um tempo em que tudo se mostrava mais complicado de realizar, sobretudo para as mulheres. Graças a mulheres como Conceição é que conseguimos avançar, nos tornar um pouco melhores, com mais esperança na criação de uma sociedade mais bela e equilibrada”, declara Cláudio Marques, idealizador e um dos coordenadores do Panorama.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes