CINEINSITE
Manoel de Barros: "Só dez por cento é mentira", documentário


Rever o documentário "Só Dez Por Cento é Mentira", de Pedro Cezar, significa descer fundo na biografia inventada do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros. Aos 93 anos, cerca de 20 livros publicados, o poeta consagrado por diversos prêmios literários consegue vender poesia em pleno século 21. É o escritor brasileiro que mais vende no gênero.
O filme alterna sequências de entrevistas inéditas do escritor, versos de sua obra e depoimentos de "leitores contagiados" por sua literatura. A linguagem do poeta está ali nua, revelando o que seus versos têm de mais inovador.
Não é um registro documental. A linguagem visual do documentário é como a poesia de Manoel, tem a estrutura do drama, usa o recurso da ficção. É o universo de sua poesia numa mídia diferente da palavra impressa sem desmerecê-la.
O portal A TARDE rememora essa obra prima a partir de sua postagem no youtube. O filme está lá, completo, como a revelar a alma do poeta.
Veja o documentário
Confira a ficha técnica:
Site oficial: https://www.sodez.com.br/
Direção e Roteiro: Pedro Cezar.
Produtora: Artezanato Eletrônico.
Produção Executiva: Pedro Cezar, Kátia Adler e Marcio Paes.
Direção de Fotografia: Stefan Hess.
Montagem: Julio Adler e Pedro Cezar.
Direção de Arte: Marcio Paes.
Música: Marcos Kuzka.
Depoimentos: Manoel de Barros, Bianca Ramoneda, Joel Pizzini, Abílio de Barros, Palmiro, Viviane Mosé, Danilinho, Fausto Wolff, Stella Barros, Martha Barros, João de Barros, Elisa Lucinda, Adriana Falcão, Paulo Gianini, Jaime Leibovicht e Salim Ramos Hassan