LUTO NO CINEMA BRASILEIRO
Morre cineasta Breno Silveira, diretor de 2 Filhos de Francisco
Cineasta faleceu aos 58 anos após sofrer infarto enquanto gravava filme
Por Da Redação

Morreu na manhã deste sábado, 14, o cineasta Breno Silveira, aos 58 anos. Ele sofreu um infarto fulminante enquanto filmava o longa “Dona Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro, na cidade de Limoeiro, interior de Pernambuco.
A informação foi confirmada pela Conspiração Filmes, produtora da qual Breno era sócio. O cineasta esteve à frente de diversos sucessos da bilheteria nacional como "2 Filhos de Francisco", baseado na história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, o drama "Era uma vez" e "Gonzaga: de Pai pra Filho". Ele também trabalhou como diretor de fotografia do filme "Carlota Joaquina", de Carla Camurati.
O diretor começou a sentir taquicardia e passar mal no set. Ele chegou a ser socorrido e levado para um hospital da localidade, mas não resistiu.
Ele e sua equipe estavam na região para rodar as cenas da infância da personagem-título de “Dona Vitória”. A trama conta a história de uma aposentada que desmontou uma quadrilha de traficantes e policiais a partir de imagens gravadas da janela do seu prédio, em Copacabana.
Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do diretor.
Trajetória
Breno Silveira se formou pela École Louis Lumière, de Paris. Sua primeira experiência na área do cinema foi como diretor de fotografia no longa “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil”, em 1995.
Em 2000, dirigiu a fotografia do filme “Eu Tu Eles”, filme que chegou a ser selecionado para participar da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.
Em 2005, estreou como diretor de cinema em “Dois Filhos de Francisco”, que se tornou o filme mais visto daquele ano, com mais de 5 milhões de espectadores. A produção chegou a obter o posto de maior sucesso do cinema nacional desde a chamada retomada do setor, ultrapassando ''Carandiru'', de Hector Babenco.
O longa recebeu mais dez indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e levou a melhor em quatro categorias. Outras produções famosas de Breno Silveira são “Gonzaga: de pai para filho” (2012) e "Era uma vez" (2008). Em 2021, ele estreou a série de ficção "Dom", inspirada na história real das invasões de prédios pela gangue do "bandido gato", no Rio de Janeiro.
Repercussão
Nas redes sociais, amigos e artistas lamentaram a morte de Breno Silveira. Confira alguns pronunciamentos:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes