ENERGIA RENOVÁVEL
Brasil bate recorde na produção de energia eólica
Marca foi atingida no último dia 4; Bahia lidera a produção nacional
Por Da Redação
A produção de energia eólica no Brasil atingiu mais de 19 mil megawatts de energia em 2023, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS). O valor representa 27,8% da demanda nacional e marca um recorde na geração de energia, que foi atingido em 4 de julho. O recorde anterior do setor tinha sido registrado em outubro de 2022.
"A Bahia apresenta a maior geração total de energia eólica do Brasil, por causa da sazonalidade dos ventos, correspondendo a 35,54% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada em 2023", informa o titular da Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia (SDE), Angelo Almeida.
Os principais geradores de energia elétrica por fonte eólica pertencem à região Nordeste, concentrando mais de 80% de toda a energia gerada pela fonte no País, com base nos dados de geração acumulada de 2023, disponibilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte se apresentam como os principais produtores do setor eólico na região Nordeste.
Na média do ano, 17,11 mil megawatts são gerados por mês com a energia eólica no Brasil, o que equivale a 23,4% da demanda nacional. Novos recordes devem ser batidos com a temporada de ventos fortes que se inicia este mês.
Em breve, o Brasil deve se habilitar para trabalhar a energia eólica offshore, ou seja, no mar. A perspectiva do governo é de que até o final do ano já haja um marco regulatório para a produção offshore. A Petrobras pretende investir no setor no Brasil e no exterior.
Saiba mais sobre Energia Renovável
Veja mais em A TARDE ESG
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes